A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo - Atualidades | Intérprete Nefita

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.


Por Lukas Montenegro 03 de Março de 2019
A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

          “Qual é a posição da Igreja referente a política, em termos ideológicos ou partidários? ”

      Uma pergunta tão simples tende a gerar uma guerra, a medida que se tenta provar que a Igreja pende mais para um dos lados da chamada polarização política (esquerda ou direita), e os mais criativos artifícios são empregados. A resposta mais comum é sempre: “apesar de ser neutra quando o assunto é partidos ou candidatos, a igreja tem uma doutrina mais de esquerda/direita”. O que se propõe aqui é observar de maneira sóbria, a veracidade dos fatos relativos a relação entre A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e as duas principais correntes políticas de nossos dias.

 

O que é a Polarização Política?

          Discussões sobre ideologias e sistemas políticos remontam a época dos gregos. Aristóteles em seu livro “Política”, descreve os principais sistemas de governo, suas vantagens e desvantagens. Desde o tempo da Bíblia e do Livro de Mórmon, discussões sobre autoritarismo, democracia, a importância da religião na política ou a quantidade de impostos, já eram motivo de intensas discussões[1].

         Nos tempos atuais, a maior discussão política está concentrada no papel do estado na sociedade, na liberdade individual, e na importância da tradição, cultura e religião. A importância especial dada a esses temas tem origem na época da Guerra Fria (1945-1991), onde o pensamento político foi dividido em dois principais: O capitalismo, ou Conservadorismo liberal, e o Socialismo. Em relação ao tema da polarização entre “esquerda e direita”, considera-se que o “pensamento de direita”, agrupa-se ao redor do primeiro, enquanto o “pensamento de esquerda”, ao redor do segundo. Apresentar-se-á uma breve síntese de cada um deles, para instrução do leitor.  As definições e barreiras entre essas duas vertentes não são faceis de se delimitar, então o que é apresentado abaixo é a visão geral, majoritariamente acordada pela maioria dos estudiosos em ciência política e história. 

       O Conservadorismo econômico é o sistema político criado pela junção das ideias do Liberalismo Econômico e Conservadorismo Social. Defende a preservação da cultura e tradições, encoraja o nacionalismo e patriotismo, e defende que o estado não deve intervir na vida de seus cidadãos nem nos meios geradores de riquezas. São grandes adeptos do livre mercado e iniciativa econômica. Seus grandes expoentes são principalmente filósofos e estadistas ingleses do século XVIII, como Edmund Burke, John Locke, Adam Smith e Jeremy Bentham [2].

           O Socialismo propõe a luta de classes entre os mais pobres e os mais ricos, de modo a fazer com que a riqueza produzida seja melhor distribuída. O estado teria forte fator intervencionista na economia e na vida social, para promover esse “equilíbrio”. A estatização dos meios de produção e o confisco de propriedades, bem como o nivelamento dos salários e condições de trabalhos, são característicos deste sistema. O socialismo é geralmente desdenhoso em assuntos culturais, e religiosos (até sugerindo sua eventual extinção). Também são defensores de uma política internacionalista, ao contrário dos conservadores. Sua principal estrutura teórica foi apresentada no trabalho dos pensadores alemães Karl Marx e Friedich Engels, no fim do século XIX[3].

         

A Posição Oficial da Igreja Quanto a Polarização

          Os adeptos das filosofias de direita ou da esquerda já de muito tempo, tentam ligar as doutrinas da igreja à certos aspectos de suas respectivas ideologias. A verdade é que isso pode ser feito para ambas, já que o leitor desvinculado de opiniões políticas pessoais, consegue encontrar aspectos positivos em ambas as visões. "Se houver qualquer coisa virtuosa, amável, de boa fama ou louvável, nós a procuraremos" [4].

          Ao mesmo tempo, tanto a doutrina de direita como a de esquerda, possuem aspectos negativos que não podem ser conciliados com a doutrina de Cristo. Assim, a opinião oficial da Igreja de Jesus Cristo que segue abaixo, não só é apropriada no sentido de evitar polêmicas, mas necessária, já que nenhum dos sistemas políticos tem a plena consistência e pureza necessárias para serem parte do Evangelho do Salvador:

“Embora defenda o direito de expressão nas questões políticas e sociais, a Igreja é politicamente neutra em relação a partidos, plataformas ou candidatos a cargos políticos. Ela não endossa nenhum partido, plataforma ou candidato político. Também não aconselha aos membros como votar. (...). Os líderes e membros da Igreja não devem fazer nenhuma declaração nem agir de modo que possa ser interpretado como endosso da Igreja a um partido, uma plataforma ou um candidato político [5].

           De maneira clara e inequívoca, se a igreja não aconselha como ou em quem votar, não se opõe ou endossa nenhuma ideologia ou sistema político específico a que um candidato possa se identificar.

 

Como Então, Interpretar Declarações Passadas de Líderes que Pareciam Endossar um Desses Lados?

          Essas declarações são tantas e tão diversas, que não serão citas aqui. A maioria se apresenta como ataques específicos ao Socialismo.  As mais famosas são de líderes como o profeta Ezra Taft Benson e Heber J. Grant. Suas referências bibliográficas remetem principalmente a livros de autoria pessoal dessas autoridades gerais, o que não apresenta a opinião geral da igreja. Além disso, as críticas são quase todas voltas a um aspecto específico do socialismo (o comunismo), e não o socialismo como um todo; como já discutido, ambas as vertentes de pensamento tem pontos bons e ruins. Finalmente, analisando em um contexto imparcial e geral, aspectos sociais, históricos e nacionalistas influenciaram grandemente o estilo de escrita nesse período (em outras palavras, eram pensadores Americanos escrevendo na época da guerra fria) [6].

          Outras declarações e teorias que tentam, por exemplo, ligar o socialismo à ordem unida ou a consagração dos primórdios da igreja restaurada, são igualmente infundados. Um exame imparcial mostra que tais tentativas são mais superficiais do que substanciais.

     

Conclusão: O Equilíbrio Encontra-se em um "Meio Termo"

          Benjamin Franklin tornou-se famoso por aplicar com sucesso as teorias sociais da contabilidade em um tema de ciências naturais, a eletricidade. Tomando o caminho inverso ao de Franklin, tentarei estabelecer uma aplicação dos sistemas físicos, ao tema social da polarização política.

          O único ponto de equilíbrio em um sistema físico, onde todas as partes encontram-se em igualdade, é o centro deste sistema. Imagine dois pesos iguais ligados entre si por uma haste. Se essa haste é colocada sob um ponto de apoio (como uma gangorra), o único ponto da haste em que ambos os lados se manterão em equilíbrio, é o centro. Mover a haste mais para direita ou esquerda, produzirá um desequilíbrio automático.

            Assim sendo, quando observamos os sistemas de esquerda e direita, ambos “iguais” em bons e maus princípios, um equilíbrio central precisa ser encontrado para que a concentração de poder por parte de um, não ameace desestabilizar toda uma sociedade. Com centro, não se quer dizer a posição na qual certos partidos políticos brasileiros se intitulam estar. Significa um meio termo entre os pólos, um equilíbrio de ideias que não é tendencioso, um ponto onde o que é bom pode ser aproveitado, independente de vir da esquerda ou direita.. A autossuficiência e o respeito as tradições sadias da filosofia da direita, são bem-vindas. Mas as mazelas oriundas do darwinismo econômico, não o são. Assim também, o incentivo a uma sociedade mais comunitária, menos abusiva e o respeito as diferenças pela esquerda é bem-vinda, mas seu desrespeito a ordem e hierarquia, não.

          Nesse artigo, buscou-se observar como a polarização é incongruente com a Igreja de Cristo, e como a centralidade e equilíbrio são os objetivos desta. No tópico anterior, citou-se que a posição neutra e central da igreja não é só conveniente, mas necessária devido as virtudes e imperfeições de ambas as doutrinas. A já citada décima terceira regra de fé reafirma isso. O ensinamento principal do Salvador é o de apegar-se ao que é bom, e rejeitar ao mal. O discípulo fiel de Cristo não se preocupa em se afirmar “de esquerda ou de direita”. Ele busca ajustar suas visões, ideologias e perspectivas pessoais para que sua vida esteja centralizada em Cristo.  

 

 

REFERÊNCIAS

1.Alguns exemplos encontram-se em I Samuel 8; I Reis 12; Mosias 29; Alma 2;

2. Adam Smith, “The Wealth of the Nations”, 1776; Edmund Burke, “Thoughts and Details on Scarcity”, 1795.

3. MARX, K., ENGELS, F., a. “Manifesto Comunista”, 1848; b. “O Captial”, primeiro volume de 1867;

4. PGV – Regras de Fé 1:13;

5. “Manual 2 de Administração da Igreja” tópico 21.1.29;

6. Um exemplo desse tipo de discurso é: Pres. Ezra Taft Benson, “A Witness and a Warning”, Conferência Geral de Outubro de 1979;

         



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Mais de Atualidades
Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Comentários sobre o pronunciamento da Igreja na remoção da restrição aplicada em 2015.

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

Tal mentalidade é uma fraqueza e deve ser combatida. Seus efeitos fortalecem de maneira superficial a fé de uma minoria ao custo do sofrimento da maioria.

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

Uma abordagem dos problemas e soluções necessárias para a formação de uma geração que verdadeiramente sabe.

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Talvez perderemos menos irmãos da fé se passarmos a ser a mudança que desejamos ver na Igreja, ao invés de apenas assistí-la como espectador.

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

Uma geração liberal e tecnológica representa uma visão mais flexível do mundo, o que obscurece o futuro da religião, mas tráz à luz ao menos uma verdade simples—religião precisa mudar.

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Ao nos engajarmos em debates teológicos, devemos nos certificar de que não somos culpados ou vítimas de tais falácias lógicas.

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

Analisamos nesse artigo a estrutura de quatro argumentos que indicam que sim, Deus existe.

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

A busca pelo saber nos relembra que são as perguntas, não as respostas, que movem o mundo

Quando a Oposição Vem de Dentro

Quando a Oposição Vem de Dentro

Ao visitar e acompanhar ao vivo hoje mais uma Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tive o grande privilégio de sentir o Espírito de Deus através da beleza do Templo de Salt Lake City.

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Vivemos em um mundo de aparências. Um mundo que promove a cultura da futilidade com aparência de glamour e distorce nossa percepção daquilo que realmente importa e merece atenção.

FairMormon - Em Defesa da Fé

FairMormon - Em Defesa da Fé

Em 1997, quando a Internet dava ainda seus primeiros passos, um grupo de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias engajados na defesa da fé através de fóruns online.

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.

A Desinformação na Era da Informação

A Desinformação na Era da Informação

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

Recentemente, muito tem sido comentado a respeito da forma com que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza e administra seus recursos financeiros, levando alguns membros da Igreja a um choque de opiniões e conclusões precipitadas baseadas em grande parte em mentiras, verdades, meias verdades e consequentemente, conclusões tendenciosas.

 5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

Sendo promovido como "romance" e "história de amor moderna", a adaptação do livro "Cinquenta Tons de Cinza" chega aos cinemas buscando explorar um dos mais fortes apetites humanos (relação sexual), ao passo que a confunde de maneira grotesca com o mais nobre dos sentimentos, o amor. 

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

No dia 27 de Janeiro de 2015, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em um pronunciamento oficial e histórico, expôs sua posição sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: Encontrar meios pelo qual liberdade religiosa e direitos LGBT possam coexistir.

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Em época de Natal, lembramos o nascimento do menino Jesus e incansavelmente repetimos os detalhes da história de como um ser tão grandioso, se tornou tão pequeno com o objetivo de tornar grandiosos os pequenos.

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Poucos assuntos relacionados à Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias parecem atrair mais atenção, falta de compreensão e sensacionalismo midiático do que a primitiva prática do casamento plural no período subsequente à restauração do Evangelho.

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo.

Como Preparar um Discurso Eficaz

Como Preparar um Discurso Eficaz

A verdade possui poder, e tal poder é mais fácil de ser sentido ao utilizarmos algumas tecnicas.

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

Cristo ensinou que o caminho que conduz a vida eterna é estreito e apertado. Eu e você provavelmente conhecemos pessoas que por motivos diversos não permaneceram nele e por vezes nos sentimos incapazes de ajudá-los no caminho de volta.

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Um dos assuntos mais comentados no país no momento é o resultado final das eleições presidenciais de 2014. Embora política seja um tema controverso , uma análise do significado da palavra Política revela princípios importantes.

© 2019 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas