Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo | Intérprete Nefita
Logo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo. Ao analisarmos os debates realizados, fica evidente o fato de que muito se comenta e especula-se a respeito da possível origem de tais sentimentos e pouco se fala sobre como entender tais sentimentos, lidar com eles e principalmente, compreender como o Senhor vê seus filhos que vivenciam esta realidade.

A todos que abertamente ou em segredo possuem atração pelo mesmo sexo, convidamos a abrirem suas mentes e corações para entender o que o Senhor pensa sobre o assunto.

De onde vem tais sentimentos?

Embora existam diversos estudos realizados por Geneticistas, Psicólogos e Biólogos a respeito das possíveis origens de sentimentos pelo mesmo gênero, o assunto ainda está em aberto e nenhum estudo se mostrou conclusivo. Alguns apoiam a posição de que a homossexualidade é de natureza comportamental, enquanto outros acreditam que possa ser de natureza genética.

Qual é a posição da Igreja SUD sobre o assunto?

Atualmente a Igreja possui em inglês um site dedicado apenas a ajudar pessoas a compreenderem como lidar com tais sentimentos e em sua página inicial declara:

"A experiência de atração pelo mesmo sexo é uma complexa realidade para muitas pessoas. A atração por si só não é pecado, porém agir de acordo com ela é. Mesmo que indivíduos não escolham possuir tais atrações, eles de fato escolhem como irão agir sobre elas ou não. Com amor e compreensão, a Igreja de Jesus Cristo procura alcançar todos os filhos de Deus, inclusive nossos irmãos gays e irmãs lésbicas." [1]

Enquanto a ciência procura estudar e entender a origem de sentimentos homossexuais, a Igreja de Jesus Cristo procura ajudar membros e não membros a compreenderem ao menos 3 aspectos de tal assunto:

1. Independente de seus sentimentos, você é um filho amado do Pai Celestial. O Senhor o ama incondicionalmente e confia em você para que confie Nele. 
2. Apesar de todos possuírmos personalidades, desejos e tendências diferentes, de todos nós, homossexuais ou não o Senhor ordena que tenhamos uma vida virtuosa e que tenhamos controle sobre nossos desejos ao invés de ser controlados por eles.
3. Você não está sozinho.

É possível ser um membro fiel possuindo tais sentimentos?

Sobre isto, o Presidente Gordon B. Hinckley declarou: "Nossos corações se esforçam para alcançar aqueles que se auto denominam gays e lésbicas. Nós os amamos e honramos como filhos e filhas de Deus. Eles são bem vindos à Igreja. É esperado porém, que sigam os mesmos mandamentos e orientações de conduta dados por Deus que se aplicam também a todos os demais membros, sejam eles solteiros ou casados." [2]

Em poucas palavras, um pesquisador com sentimentos homossexuais pode ser batizado na Igreja se aceitar viver os padrões do Evangelho que são requeridos a todos. Um membro da Igreja pode ocupar posições de liderança e frequentar o templo, se for digno e viver a altura de tais responsabilidades e chamado.

D&C 137:9 ensina que o Senhor julgará seus filhos "segundo suas obras, segundo o desejo de seu coração."

Embora muitos analisem tal versículo apenas com o temor de serem condenados pelos desejos pecaminosos que tiveram em seus corações, ela também nos ensina uma outra verdade pouco compreendida sobre a relação de desejos x ações. Em poucas palavras, afirmamos com confiança que no último dia, o Senhor não olhará nosso coração apenas procurando saber o que desejamos, mas se fomos fortes o suficientes para não permitir que certos desejos se transformassem em ações.

Casamento e homossexualidade

A Igreja fez a seguinte declaração em seu site oficial:

"Nós acreditamos que com uma perspectiva eterna, a atração de uma pessoa pelo mesmo sexo pode ser abordada e transmitida como um teste para a mortalidade. Não deve ser visto como uma condição permanente. Uma perspectiva eterna além das tendências a respostas imediatas desta vida oferece esperança. Apesar de algumas pessoas, incluindo aqueles que resistem a atração pelo mesmo sexo, talvez não terem a oportunidade de se casarem com alguém do sexo oposto nesta vida, um Deus justo irá prover a eles amplas oportunidades de fazê-lo na vida vindoura. Todos nós podemos viver a vida no contexto total de quem somos, que é muito mais do que apenas atração sexual." [3]

Permaneça fiel e siga a tua rota

Brad Wilcox declarou: "O Céu não é um prêmio para os perfeitos, mas o futuro lar de todos os que estão dispostos a serem aperfeiçoados"[4]. Estar dispostos a ser aperfeiçoados é tudo o que o Senhor deseja de nós e tal aperfeiçoamento é um processo e não um evento.

Ao suportarmos os nossos fardos, aprendemos como nos tornar mais semelhantes a Cristo, que suportou todos os fardos. Ao fazermos pequenos sacrifícios, aprendemos a valorizar os grandes sacrifícios feitos por Cristo. Ao passarmos por nossos Getsêmanes, estamos aprendendo a apreciar os Dele. 

A nossos irmãos, irmãs, amigos e parentes que diariamente precisam lidar com atração pelo mesmo sexo, nós com amor e compreensão os convidamos a seguirem com fé e esperança em sua jornada. Confiem no Senhor, confiem em suas promessas e testificamos com absoluta segurança que há de chegar o dia em que "Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas". 

_____________________________________________________________________________
Ouça a entrevista em Português com Bradley Stoker, um membro da Igreja que possui atração pelo mesmo sexo, mas que encontrou os meios necessários para manter-se fiel.

FairMormon Perspectivas #4 - Mórmons e Homossexualidade 

Assista a dois trechos da entrevista realizada com Ty Mansfield, membro fiel da Igreja que possui atração pelo mesmo sexo e hoje administra a NorthStarLds, organização voltada a suporte para membros que vivenciam o mesmo desafio.

FairMormon - Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo? 
FairMormon - É possível superar a atração pelo mesmo sexo? 

Clique no link abaixo e curta a página oficial do Intérprete Nefita no Facebook:

Facebook Intérprete Nefita

Fontes:

[1] www.mormonsandgays.com
[2] Por que fazemos algumas das coisas que fazemos? Ensign, Nov 1999
[3] www.mormonsandgays.com
[4] The Continuous Atonement, Brad Wilcox
[5] Apocalipse 21:4

Escrito por: Luiz Botelho em 14/11/2014




DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:Email:

Comentário:


COMENTÁRIOS

Hilda maria Diniz Pereira em 17/04/2015

achei ótima a colocação de nossas crenças , de forma que é possível , qualquer pessoa entender, e se desejarem aprender mais, sobre jesus Cristo e o plano de salvação para a Humanidade que procurem por missionários ou por uma capela mais próximas de sua casa que com certeza, vocês aprenderam sobre sua natureza divida, e conheceram a verdade, pois quando a encontramos, podemos sentir paz e felicidade não só nesta vida mais na vida vindoura.

ELEONORA PORPINO em 12/04/2015

EU TENHO MUITO AMOR ,RESPEITO E CUIDADO COM ESTE ASSUNTO , NÃO SEI NEM IMAGINO O QUE É TER ATRAÇÃO POR PESSOAS DO MESMO SEXO ,MAS SEI QUE DEUS REALMENTE AMA TODOS SEUS FILHOS,NÓS CRISTÃOS DEVEMOS AMAR RESPEITAR A TODOS SEM FAZER JULGAMENTOS, POIS AQUELE QUE NÃO AMA E RESPEITA SEU PRÓXIMO NÁO PODE DIZER QUE SEGUE AO SALVADOR !O PRECONCEITO É TERRÍVEL FERE PROFUNDAMENTE A ALMA! INDEPENDENTE DO QUE A PESSOA SEJA O PRINCIPAL É CARATÊR ! ANTES DE JULGAR EU SEMPRE PENSO SOBRE ESTE ASSUNTO ,É SE AMANHÃ DESCOBRIMOS QUE AS PESSOAS NASCEM ASSIM? É COMO DIZER PARA UM DEFICIENTE VISUAL QUE VEJA E CONDENÁ-LO POR NÃO TER VISÃO, EU PREFIRO RESPEITAR E REALMENTE AMAR A TODOS IGUALMENTE ,SOMOS TODOS ÚNICOS!! O HOMEM JÁ FEZ COISAS TERRÍVEIS ACREDITANDO ESTAR FAZENDO A VONTADE DE DEUS . NAS IGREJAS O PRECONCEITO É TERRÍVEL ASSIM COMO NO MUNDO , VIJIAR E ORAR PARA AMAR A TODOS !

salvador teixeira em 29/01/2015

Concordo em plena com a igreja, porque Jesus nosso Senhor disse : ninguem tem julgar ninguem, e ele foi o proprio exemplo; quem nao pecou atira primeira pedra...