Restaurando Novamente o Conceito de Sião - Atualidades | Intérprete Nefita

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.


Por Jesse Bardsley 21 de Março de 2019
Restaurando Novamente o Conceito de Sião

A restauração é contínua. Algumas coisas estão sendo reveladas que jamais foram reveladas antes. Outros princípios provavelmente serão revelados novamente, porque o tivemos em um determinado momento mas foi perdido posteriormente.

Eu creio que algo está faltando na Igreja atualmente. Tem sido assim por muito tempo. Ao dizer que "está faltando" não quero dizer que nossos líderes não estão enxergando ou não querem fazer mudanças. Eles provavelmente querem, mas tudo acontece em seu tempo. Não é nosso dever apressá-los ou apressar a Deus. Reconhecer o que está faltando, entretanto, pode nos ajudar a assimilar o presente e esperar por dias melhores.

O problema está relacionado à comunhão espiritual. Você já sentiu que sua vida na Igreja como um membro ativo não é tudo o que você pensou que seria? Para aqueles que foram criados na Igreja, você sente que recebeu promessas em sua juventude, de talvez um tipo de experiência, que nunca foi recebida? Você já sentiu esperança por um tipo de irmandade na Igreja que nunca se materializou?

Eu já me senti assim. Bem vindos ao mundo moderno. Nossa sociedade é profundamente alienada, anormal, e não saudável psicologicamente, as vezes até mesmo dentro da Igreja. É suficiente afirmar que quanto mais uma pessoa assimila diferentes aspectos da sociedade, mais suscetível ela estará a vivenciar depressão durante sua vida. De acordo com o escritor Sebastian Junger, o próprio conceito de suicídio resultante de depressão é algo historicamente relativamente incomum, ligado ao ambiente moderno em que vivemos.

Como membros da Igreja, vivemos nesse mundo. Gostamos de pensar que não pertencemos ao mundo, e de certa forma isso é verdade. Mas inevitavelmente, de algumas maneiras ainda pertencemos. Mesmo se rejeitarmos alguns valores do mundo moderno, ainda assim estamos interligados a seu sistema de viver, trabalhar, produzir e consumir. Esse sistema nos controla e define a qualidade de nossos relacionamentos e nossa saúde psicológica de maneiras que a maioria das pessoas são incapazes de reconhecer. 

As coisas nem sempre foram assim. A primeira vez que percebi isso foi em 2012, quando trabalhei em um acampamento de verão organizado pela BYU nas montanhas de Utah. Eu e aproximadamente 80 estudantes da BYU vivemos, trabalhamos, nos alimentamos, dormimos, nos divertimos e exercemos nossa espiritualidade em um belo vale entre as montanhas. Raramente deixávamos o acampamento, exceto nos fins de semana. Víamos uns aos outros frequentemente. Não era incomum trabalhar o dia todo com alguém, vê-los em cada refeição e jogar jogos de tabuleiro durante a noite. 

Essa experiência única continuou durante todo o verão. A maioria das pessoas não vivenciam experiências como essas, nem mesmo com suas famílias. Apesar de ser raro atualmente, houve um tempo em que a maioria da raça humana vivia em grupo e com um objetivo em comum.

A conexão humana produzida pelo estilo de vida desses grupos era poderosa. Como evidência, eu notaria que em ambas as ocasiões em que eu trabalhei lá, cerca de 10% da liderança casaram-se uns com os outros. Quatro casais... Oito pessoas entre oitenta, em ambas as ocasiões. Naquele ambiente, as bençãos de viver o Evangelho eram maravilhosamente visíveis. Apesar de passarmos tanto tempo juntos, havia poucas desavenças, uma aceitação geral e amor a praticamente a todos, e uma unidade e propósito comum em servir que era quase tangível.

Envolvidos como estamos em um mundo alienador, as vezes essas bençãos do Evangelho não são óbvias. Quando nós mesmos nos sentimos deprimidos, é fácil olhar para aqueles que estão fora da Igreja e que parecem sofrer os mesmos sintomas e em seguida refletir se o Evangelho está nos fazendo bem. Eu testifico que o Evangelho faz e seu poder completo ainda nos será manifestado. Sião em sua plenitude não está aqui ainda, mas pode estar mais próxima do que imaginamos. 

Joseph Smith sabia o poder de comunidades em retidão, aonde membros da Igreja vivem em unidade e amor. Ele nunca deixou de tentar construir cidades, mesmo sabendo que o ato de concentrar membros da Igreja atraía perseguição. Kirtland, Janckson County, Nauvoo sofreram o mesmo destino. Mesmo assim, ainda estamos surfando na onda preenchida de fé que aquelas primeiras comunidades iniciaram.

O conselho atual da Igreja é que não devemos geograficamente nos unir, caso isso signifique abandonar nossos países. Isso não significa, entretanto, que isso um dia não vá mudar. Se iremos construir Sião, precisaremos um dia viver a lei da consagração. Creio que essa lei exigirá uma reunião por sua própria natureza.

D&C 105:55 nos relembra que "Sião não pode ser edificada a não ser pelos princípios da lei do reino celestial; de outra forma, não posso recebê-la para mim mesmo."

E qual é a lei do reino celestial?

De acordo com D&C 78:4-7, o Senhor deu à Ordem Unida "Como estabelecimento e ordem permanente e eterna para minha igreja... Para que sejais iguais nos vínculos das coisas celestiais, sim, e também das coisas terrenas, para obtenção de coisas celestiais...  ois se desejais que eu vos dê um lugar no mundo celestial, é preciso que vos prepareis, fazendo as coisas que eu mandei e que requeri de vós"

Joseph Smith contemplou em sua mente uma rede de comunidades consagradas que poderia eventualmente preencher todo o mundo nos últimos dias. Em seu mapa de 1833 da cidade de Sião, ele disse:

"Quando esse bloco for inserido e suprido, insira outro da mesma maneira, e assim preencha o mundo nesses últimos dias, e permita a todo homem viver na cidade, porque está é a cidade de Sião."

Muito de nosso desejo de conhecer, sermos conhecidose e de pertencer a algo maior seria melhor servido por essas comunidades do que por nosso modelo de alas e ramos. Viveríamos, trabalharíamos, adoraríamos e nos divertiríamos juntos. Nesse ambiente, superficialidade e hipocrisia seria mais difícil de sobreviver. Creio que muitas pessoas que atualmente enfrentam problemas em sentirem-se preenchidas em suas vidas encontrariam o apoio e comunhão que sempre precisaram. Através da sinergia do propósito comum, construiríamos grandes cidades e instituições que nos orgulhariam, assim como nossos predecessores fizeram em Nauvoo e em outros lugares.

Eu aguardo esse dia. Nem tudo está no ponto ideal no momento. Que não sejamos como aqueles que dizem "tudo vai bem em Sião" (2 Néfi 28:21). Apesar de nem tudo ir bem, podemos ainda assim encontrar felicidade e esperança. Talvez o Senhor esteja nos dizendo "Eis que em verdade vos digo, que por este motivo vos enviei — para que fôsseis obedientes e para que vosso coração estivesse preparado para prestar testemunho das coisas que estão para vir. E também para que tivésseis a honra de estabelecer o alicerce e de testificar quanto à terra na qual a Sião de Deus será edificada" (D&C 58:6,7)

Podemos prestar testemunho, fazer registros e até mesmo estabelecer o fundamento daquilo que está para vir. E podemos viver nossas vidas tão próximo deste ideal quanto possível, em meio aos desafios do mundo moderno. Enquanto isso, a restauração continuará.



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Mais de Atualidades
Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Comentários sobre o pronunciamento da Igreja na remoção da restrição aplicada em 2015.

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

Tal mentalidade é uma fraqueza e deve ser combatida. Seus efeitos fortalecem de maneira superficial a fé de uma minoria ao custo do sofrimento da maioria.

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

Uma abordagem dos problemas e soluções necessárias para a formação de uma geração que verdadeiramente sabe.

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Talvez perderemos menos irmãos da fé se passarmos a ser a mudança que desejamos ver na Igreja, ao invés de apenas assistí-la como espectador.

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

Uma geração liberal e tecnológica representa uma visão mais flexível do mundo, o que obscurece o futuro da religião, mas tráz à luz ao menos uma verdade simples—religião precisa mudar.

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Ao nos engajarmos em debates teológicos, devemos nos certificar de que não somos culpados ou vítimas de tais falácias lógicas.

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

Analisamos nesse artigo a estrutura de quatro argumentos que indicam que sim, Deus existe.

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

A busca pelo saber nos relembra que são as perguntas, não as respostas, que movem o mundo

Quando a Oposição Vem de Dentro

Quando a Oposição Vem de Dentro

Ao visitar e acompanhar ao vivo hoje mais uma Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tive o grande privilégio de sentir o Espírito de Deus através da beleza do Templo de Salt Lake City.

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Vivemos em um mundo de aparências. Um mundo que promove a cultura da futilidade com aparência de glamour e distorce nossa percepção daquilo que realmente importa e merece atenção.

FairMormon - Em Defesa da Fé

FairMormon - Em Defesa da Fé

Em 1997, quando a Internet dava ainda seus primeiros passos, um grupo de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias engajados na defesa da fé através de fóruns online.

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.

A Desinformação na Era da Informação

A Desinformação na Era da Informação

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

Recentemente, muito tem sido comentado a respeito da forma com que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza e administra seus recursos financeiros, levando alguns membros da Igreja a um choque de opiniões e conclusões precipitadas baseadas em grande parte em mentiras, verdades, meias verdades e consequentemente, conclusões tendenciosas.

 5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

Sendo promovido como "romance" e "história de amor moderna", a adaptação do livro "Cinquenta Tons de Cinza" chega aos cinemas buscando explorar um dos mais fortes apetites humanos (relação sexual), ao passo que a confunde de maneira grotesca com o mais nobre dos sentimentos, o amor. 

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

No dia 27 de Janeiro de 2015, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em um pronunciamento oficial e histórico, expôs sua posição sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: Encontrar meios pelo qual liberdade religiosa e direitos LGBT possam coexistir.

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Em época de Natal, lembramos o nascimento do menino Jesus e incansavelmente repetimos os detalhes da história de como um ser tão grandioso, se tornou tão pequeno com o objetivo de tornar grandiosos os pequenos.

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Poucos assuntos relacionados à Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias parecem atrair mais atenção, falta de compreensão e sensacionalismo midiático do que a primitiva prática do casamento plural no período subsequente à restauração do Evangelho.

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo.

Como Preparar um Discurso Eficaz

Como Preparar um Discurso Eficaz

A verdade possui poder, e tal poder é mais fácil de ser sentido ao utilizarmos algumas tecnicas.

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

Cristo ensinou que o caminho que conduz a vida eterna é estreito e apertado. Eu e você provavelmente conhecemos pessoas que por motivos diversos não permaneceram nele e por vezes nos sentimos incapazes de ajudá-los no caminho de volta.

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Um dos assuntos mais comentados no país no momento é o resultado final das eleições presidenciais de 2014. Embora política seja um tema controverso , uma análise do significado da palavra Política revela princípios importantes.

© 2019 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas