Como Responder Críticas Sobre o Café? | Intérprete Nefita
Logo

Como Responder Críticas Sobre o Café?

Como Responder Críticas Sobre o Café?

Pergunta:

 

Por mais que eu busque, não consigo encontrar argumentos para debater sobre o café com pessoas de outra fé. Sei que a Palavra de Sabedoria fala sobre o café, não sobre a cafeína, e que também cabe a nós termos o bom senso. Já me chamaram de hipócrita pois bebo chimarrão, Coca Cola e remédios que contém cafeína. Como devo debater sobre esse tópico tão polêmico?

Priscila, SP


Resposta:

 

Olá Priscila, obrigado pelo seu contato. Entendo seu desejo sincero de defender a Palavra de Sabedoria. Existem, entretanto, diversos problemas que surgem quando tentamos encontrar argumentos lógicos para entender o porquê Deus nos pede para fazer ou não fazer muitas coisas.

Entendo a lógica de quem ataca o café com argumentos do tipo, "você não toma café, mas toma Coca/chimarrão/etc que também faz mal." Faz sentido, caso toda a razão para cada mandamento fosse absolutamente lógica, o que certamente não é o caso. Não existe uma resposta direta para explicar porque não tomamos café sem cair no problema do porquê somos permitidos consumir outras substâncias que igualmente tem o potencial de nos fazer mal, mas existe um problema básico na linha de raciocínio de quem nos critica.

Eles o fazem presumindo que todo mandamento de Deus possui raíz em fundamentos lógicos, o que absolutamente não é o caso. Pense por exemplo em mandamentos dados por Deus para que seu povo "não comesse pão levedado," "coelho," "lebre," "porco," "frutos do mar," etc etc etc Levíticos 11 cita uma lista igualmente sem razões lógicas pelos quais não devemos nos alimentar de muitos tipos de animais os quais hoje são comuns colocarmos em nosso cardápio. Tudo isso unicamente na esfera do que devemos comer ou não comer. Poderíamos incluir uma série de outros mandamentos à primeira vista "sem sentido" onde no Sábado, por exemplo, até um número específico de passos por dia não poderia ser dado e assim vai.

A presunção de que há lógica humana em todo mandamento dado por Deus é ironicamente ilógica. Pessoas que atacam o "mandamento sem sentido do café" e ignoram as centenas de instruções dadas por Deus sem aparente razão lógica que explique por que Ele pediria aquilo estão agindo de maneira incoerente ou de maneira desonesta intelectualmente.

Nem tudo o que Deus nos pede se dá pelas mesmas razões lógicas que presumimos. Dessa forma, não adianta buscarmos explicações e argumentos para apoiar cada mandamento. Quem confia em Deus, segue algumas de suas leis "sem sentido" porque confiam que a fonte daquela lei é verdadeira e não nos pediria algo se não fosse para nosso benefício a curto ou longo prazo. Por que fomos ordenados a não beber café? Por que Deus assim ordenou. Por que Ele ordenou isso e não fez outra lista completa de alimentos permitidos e não permitidos como fez em Levíticos? Não sei. Nem tudo o que Deus pede faz sentido para mim. Algumas das coisas que já vi ainda não fazem sentido para mim até o dia atual de um ponto de vista lógico. 

A questão se vale a pena seguir algo que aparentemente não faz sentido, entretanto, é uma outra discussão.

Abraço!