É verdade que é inapropriado falar sobre a Mãe Celestial? | Intérprete Nefita
Logo

É verdade que é inapropriado falar sobre a Mãe Celestial?

É verdade que é inapropriado falar sobre a Mãe Celestial?

Pergunta:

Embora a doutrina da Igreja ensine que fomos gerados por "Pais Celestiais," ainda ouvimos muito pouco a respeito da Mãe Celestial. Ouvi na Igreja que Ela é tão sagrada que jamais devemos falar sobre sua identidade. O que a Igreja ensina sobre o assunto?

Caíque, Brasília
 


Resposta:

Olá Caíque,

É absolutamente verdade que devemos nos referir com reverência a qualquer assunto do Evangelho que tenha natureza sagrada, mas isso não significa que de fato existam tópicos no Evangelho Restaurado que são "tão sagrados" a ponto de ser inapropriado a menção a eles. Tal conceito, que normalmente é aplicado à Mãe Celestial, simplesmente não é verdadeiro.

A escritora Amy Irvine em sua publicação de 2008 ressalta esse conhecido argumento através da história de uma fictícia visitante do Templo que pergunta sobre os aspectos femininos da Deidade e recebe como resposta "que a Mãe Celestial é tão especial que Deus nos declarou que jamais devemos falar sobre ela—que o Senhor a tem como no topo de um pedestal e que jamais deveria ser vista ou que falassem sobre Ela, com temor de que sua pureza fosse manchada"[3]

Tais tipos de registros e citações, tem por muitas décadas moldado o entendimento da imensa maioria dos Santos dos Últimos Dias a respeito da identidade e natureza da Mãe Celestial e criado um forte impacto em nossa cultura, fortalecendo a percepção de que de fato falar sobre Ela é "inapropriado" ou "desencorajado". Curiosamente, nenhum dos adeptos de tal ponto de vista longamente perpetuado em nossa cultura parecem ser capazes de indicar a origem desse ensinamento.

Pesquisas históricas e uma análise cuidadosa a tudo o que já foi oficialmente dito por oficiais autorizados da Igreja, indicam de maneira praticamente conclusiva que a ideia de "Silêncio sagrado com relação à Mãe Celestial" é falsa, não possuindo origem em qualquer revelação a líderes da Igreja.

Líderes da Igreja de diferenres épocas frequentemente se referiram à natureza da Mãe Celestial, sua identidade, propósito e papel no desenvolvimento do Plano de Salvação. Uma análise detalhada de tais referências pode ser encontrada nos seguintes artigos:

Um Estudo dos Ensinamentos Históricos Sobre a Mãe Celestial

Artigo Oficial no Site Lds.org

Dessa forma, a ideia de "silêncio sagrado" em relação à identidade e propósito da Mãe Celestial não se sustenta seja sob a ótica histórica ou doutrinária. A questão realmente relevante é... Se o papel Dela é importante no Plano de Salvação, por que ouvimos tão pouco sobre Ela? Essa entretanto é aparentemente uma pergunta ainda sem resposta clara ou definida.

Abraço,

Intérprete Nefita