Qual é a Posição da Igreja Sobre o Aquecimento Global? | Intérprete Nefita

Qual é a Posição da Igreja Sobre o Aquecimento Global?


Por Luiz Botelho 27 de Agosto de 2019
Qual é a Posição da Igreja Sobre o Aquecimento Global?

PERGUNTA:

Com tantos debates a cerca da preservação da Amazônia e questões ambientais, qual é a posição oficial da Igreja sobre o aquecimento global?

RESPOSTA:

Em seu site oficial a Igreja declarou:

"Toda a humanidade é responsável pela terra e deve usar com gratidão o que Deus deu, evitar desperdiçar a vida, recursos e usar a generosidade da Terra para cuidar dos pobres e necessitados."[1]

Fica claro que a responsabilidade de preservar a vida e o meio ambiente é de cada um de nós. Entretanto, o que dizer sobre discussões relacionadas ao aquecimento global? E o que líderes da Igreja já declararam sobre o assunto?

O Elder Dalling H. Oaks, Primeiro Conselheiro da Primeira Presidência, declarou:

"Estes são tempos desafiadores, repletos de grandes preocupações: guerras e rumores de guerras, possíveis epidemias de doenças contagiosas, secas, enchentes e aquecimento global. Cidades litorâneas estão preocupadas com a elevação do nível do oceano, que trarão a maré para a porta de suas casas... O aquecimento global está afetando também a agricultura e vida selvagem."[2]

Em outro artigo presente no site oficial da Igreja é dito:

"Evidência sobre esse aquecimento global também vem de estudos realizados pela U.S National Aeronautics and Space Admnistration, que analizou dados desde 1860. O estudo demonstrou que a maior elevação na temperatura ocorreu na última década. Dióxido de Carbono e outros gases produzidos por nossa sociedade industrial foi considerada a causa."[3]

Abaixo um resumo dos principais pontos relacionados ao assunto:

O que exatamente é o aquecimento global?

O nome parece ser auto explicativo, mas o termo frequentemente gera confusão entre muitas pessoas. O termo "aquecimento global" é utilizado no meio científico para descrever o processo que nas últimas décadas tem resultado em temperaturas cada vez mais altas em todo o mundo, o que desencadeia eventos capazes de gerar "mudanças climáticas" em diferentes escalas ao redor do mundo. 

O que está causando o aquecimento global?

O aquecimento é causado pela presença excessiva de gases que promovem o efeito estufa, ou seja, gases que após emitidos se acumulam na atmosfera e bloqueiam a saída de parte do calor transmitidos pelo sol, o que aumenta a temperatura média da terra. O aumento médio da temperatura do planeta, por sua vez, influencia diretamente diversos outros fatores ambientais e promove mudanças climáticas extremas graduais.

Mas esse não é um ciclo comum de aquecimento e esfriamento da terra?

Sim. Entretanto, dados científicos demonstram objetivamente que o aquecimento médio da terra tem crescido exponencialmente nas últimas décadas como nunca registrado nos últimos 2 séculos e na história recente do planeta.

Em outras palavras, sabemos que diversas atividades humanas emitem uma quantidade vasta de dióxido de carbono no ar. Sabemos que dióxido de carbono se prende à atmosfera e que sua presença tende a reter parte do calor que deveria ser refletida ao espaço. Sabemos que a emissão de tal gás aumentou dramaticamente desde a revolução industrial. Seria coincidência que com todos esses fatores mensuráveis o planeta esteja mais quente atualmente do que em milhões de anos? Naturalmente não.

Quais são os efeitos do aquecimento global?

Com o aumento da temperatura, tempos difíceis virão pela frente. Mais incêndios, tornados, enchentes, tempestades, danos à agricultura, derretimento de calotas polares que resultarão no aumento significativo do nível do mar, o que poderia em décadas literalmente engolir cidades inteiras no litoral, etc.

O que fazer a respeito?

Em primeiro lugar, é necessário reconhecer a realidade do problema. Conspirações de todos os tipos e o constante aumento da pseudociência flerta com a ideia de que o aquecimento global é uma farsa. O aquecimento global é real e se não fizermos nada a respeito estaremos condenando nossos netos a viverem as consequências negativas de nossa negligência atual. Precisamos plantar mais árvores. Bilhões de árvores. Comer menos carne, jogar o lixo no lixo, apoiar causas ambientais, conscientizar nossos filhos, reciclar, utilizar materiais biodegradáveis, energia renovável e apoiar líderes que possuem o compromisso de zelar pelo meio ambiente.

O que dizer sobre os incêndios que no momento consomem diversas partes da floresta Amazônica?

Independente de ideologia política e dos possíveis fatores para os incêndios (sejam eles naturais, criminosos ou a junção de ambos), a realidade é que o problema precisa ser combatido e a floresta e ecossistema preservado. Ponto. A floresta amazônica possui um papel crucial na luta contra o aquecimento global a ponto de determinar diretamente se a batalha contra o aquecimento global será vencida ou perdida. Ela está localizada no Brasil, mas sem ela, o planeta inteiro sofrerá as consequências, a começar pelas milhares de espécies que desde agora desaparecem por causa de nossas ações, ou falta delas.

A realidade é que é impossível ao discípulo de Jesus Cristo professar seu amor pelo criador e ao mesmo tempo olhar com descaso para sua criação.

Tempos difíceis vem pela frente e como Ghandi já dizia, cabe a nós sermos a mudança que queremos ver no mundo, aqui e agora.

Referências:

[1] Environmental Stewardship and Conservation, churchofjesuschrist.org
[2] Push back against the world, Dalling H. Oaks, February 25th, 2017.
[3] Earth - A Gift of Gladness, Michael Alder, churchofjesuschrist.org



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

© 2019 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas