Quem é e o Que Disse a Jesus o Anjo Que o Confortou no Getsêmani? | Intérprete Nefita

Quem é e o Que Disse a Jesus o Anjo Que o Confortou no Getsêmani?


Por Luiz Botelho 21 de Abril de 2019
Quem é e o Que Disse a Jesus o Anjo Que o Confortou no Getsêmani?

PERGUNTA:

Lucas 22:43 afirma que um anjo foi enviado do céu para confortar Jesus Cristo em seus momentos de aflição. Quem era o anjo e de que forma ele confortou o Salvador?

RESPOSTA:

Um dos elementos mais interessantes do relato que descreve os momentos cruciais da expiação de Jesus Cristo consiste no momento em que um anjo foi enviado por Deus para fortalecer o Salvador.

No memorável momento em que Jesus ao Pai diz em oração, "Pai, se queres, passa de mim esse cálice", Lucas 22:43 afirma que "apareceu-lhe um anjo do céu que o fortalecia." A relevância de tal evento é imensa. Que tipo de dor seria tão intensa a ponto de fazer o Messias e criador do universo pedir ao Pai que se possível, afastasse Dele aquilo que o aguardava nos minutos e horas seguintes? Quem seria o anjo escolhido para a missão de confortar nada menos que o Deus desse universo? Que mensagem teria trazido o anjo?

Embora não saibamos exatamente as respostas para tais perguntas, o autor Cleon Skousen, que foi ensinado pessoalmente pelo apóstolo John Widtsoe sobre os mecanismos da expiação, compartilhou uma perspectiva interessante sobre o assunto.

Elder Skousen afirmou:

"O que o anjo lhe deve ter dito, ainda que não tenhamos um registro da mensagem não ficaria nem um pouco surpreendido se não tivesse sido algo como isto: "Ó Jeová, Tu és o filho de Deus, não tens que fazer isto a menos que o desejes, mas deves saber que se não cumprires esta missão, o Pai perderá, não só esta família, como toda a sua família, e também toda a criação e tudo o que está associado a ela; os planetas, as plantas, os animais e tudo aquilo que pelas tuas próprias mãos construíste, estará perdido e voltará ao caos e ás trevas exteriores de onde são provenientes.

Nesse momento o Pai estava sofrendo um golpe da mais profunda angústia. Ele conhecia o incomensurável tormento pelo qual Jesus estava passando, mas também sabia que a menos que ele cumprisse sua missão todo este turno de criação se desintegraria e retornaria para as trevas exteriores. Certamente o Pai conhecia o fim desde o princípio e compreendeu que Jesus perseveraria. Mas esse conhecimento não diminuía a penetrante angústia que ele sabia estar seu Filho tendo de suportar. Então ele enviou um anjo para dar conforto ao Salvador. (Lucas 22: 23). Não sabemos quem ele era, mas eu não ficaria surpreso se ele viesse a ser Adão ou Miguel."[1]

Embora sejamos constantemente lembrados de que somos "menos do que o pó da terra" (Helamã 12:7,8) devemos também nos lembrar de que nada menos do que o Filho Unigênito de Deus e governador dos céus e da terra escolheu sofrer e morrer por cada um de tais seres, sofrendo dores que nem em nossos dias mais sombrios podemos contemplar.

Feliz Páscoa! Ele ressuscitou!

Referências

[1] Cleon Skousen, A Gospel Trilogy



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

© 2019 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas