Ressuscitaremos Com o Mesmo Corpo da Mortalidade? | Intérprete Nefita
Logo

Ressuscitaremos Com o Mesmo Corpo da Mortalidade?

Ressuscitaremos Com o Mesmo Corpo da Mortalidade?

Pergunta:

 

Ressurgiremos com o mesmo corpo da mortalidade?


Resposta:

 

A resposta para essa pergunta é relativa e depende objetivamente do que possuímos em mente com as palavras “mesmo corpo.” Se tivermos em mente a definição de “mesmo corpo” como literalmente a mesma matéria que compôs nosso corpo durante a mortalidade, a resposta é absolutamente negativa. Toda a matéria de nosso corpo é substituída no nível atômico e celular todos os dias, de maneira que praticamente todas as formas de vida estão de certa forma constantemente perdendo, ganhando e trocando matéria entre si.

 

Ao nos alimentarmos de carne bovina, por exemplo, integramos ao nosso corpo uma infinidade de átomos que previamente fizeram parte do corpo de outros seres vivos. Ao morrermos, retornamos ao solo, e cedo ou tarde, a matéria que compora nosso corpo fará parte de outras formas de vida, seguindo o princípio científico básico de que no universo nada se perde ou ganha, mas tudo se transforma.

 

Em outras palavras, ressuscitar com o “mesmo corpo” é provavelmente uma indicação de nossa aparência física durante a mortalidade, embora ainda assim não seja uma indicação literal. Por que não literal? Por que embora algumas passagens das escrituras como D&C 88:28 indiquem que ao menos os seres celestiais ressurgirão com o “mesmo corpo que era um corpo natural,” outras passagens, por outro lado, indicam que corpos ressurretos sofrerão também algumas mudanças físicas. Um corpo ressurreto é imortal (Alma 11:45), perfeito (Alma 11:43), belo[1], glorioso[2] e desprovido de qualquer imperfeição mortal (Apocalipse 21:4).

 

Por essa razão, doação de órgãos, cremação ou qualquer ação de qualquer natureza sofrida por nossos corpos possuem relevância zero no evento da ressurreição.

 

Abraço!

 

Intérprete Nefita