13. O Uso da Expressão 'E Aconteceu Que' no Livro de Mórmon - Evidências | Intérprete Nefita

13. O Uso da Expressão 'E Aconteceu Que' no Livro de Mórmon

80 evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith.


Por Luiz Botelho 24 de Março de 2020
13. O Uso da Expressão 'E Aconteceu Que' no Livro de Mórmon

O uso frequente da expressão "E aconteceu que" no Livro de Mórmon já foi alvo de grande ridicularização. Mark Twain afirmou que essa era a expressão "de estimação" mais utilizada por Joseph Smith. Se Smith tivesse excluído a expressão, zombou Twain, O Livro de Mórmon "teria sido apenas um panfleto".[1] A alegação tem sido repetida por muitos críticos, incluindo um indivíduo que em 1979, alegou que O Livro de Mórmon "está amaldiçoado com a frase estranha e repetitiva 'e aconteceu que' que aparece centenas de vezes no livro, em quase todas as páginas."[2] Nem Mark Twain nem Joseph Smith tinham os meios de saber no século 19 o quão importante a frase era para os autores do Livro de Mórmon. 

O manuscrito original do Livro de Mórmon não possuía pontuação. Da mesma forma, manuscritos anteriores ao século 10 também não tinham pontuação. Tanto no Egípcio antigo como no Hebraico, o uso de frases indicadoras como "e aconteceu que", "e agora", "e então" e frases monótonas similares, eram gramaticalmente necessárias para denotar novos pensamentos ou parágrafos.[3] Considerando que O Livro de Mórmon declara ter sido escrito em um tipo de Hebraico modificado e Egípcio "reformado" ou modificado, seria estranho se o livro não contesse tais expressões.

*** Esse artigo é um extrato do livro "Sobre Fé e Razão: 80 Evidências Apoiando o Profeta Joseph Smith", escrito por Michael R. Ash e traduzido por Luiz Botelho***

Curta a nossa página no Facebook clicando aqui!

Referências:

[1] Mark Twain (Samuel L. Clemens), Roughing It (Hartford, CT: American Publishing, 1989), 128
[2] Latayne Colvett Scott, The Mormon Mirage: A Former Mormon Tells Why She Left the Church (Grand Rapids, MI: Zondervan Publishing House, 1970),63.
[3] Brant A. Garder, Second Witness: Analytical and Contextual Commentary on the Book of Mormon, 6 vols (Greg Kofford Books, 2007)



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Mais de Evidências
13. O Uso da Expressão 'E Aconteceu Que' no Livro de Mórmon

13. O Uso da Expressão 'E Aconteceu Que' no Livro de Mórmon

80 evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith.

11. Quiasmos no Livro de Mórmon

11. Quiasmos no Livro de Mórmon

80 evidências da autenticidade do chamado de Joseph Smith

© 2020 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas