Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo. Ao analisarmos os debates realizados, fica evidente o fato de que muito se comenta e especula-se a respeito da possível origem de tais sentimentos e pouco se fala sobre como entender tais sentimentos, lidar com eles e principalmente, compreender como o Senhor vê seus filhos que vivenciam esta realidade.
A todos que abertamente ou em segredo possuem atração pelo mesmo sexo, convidamos a abrirem suas mentes e corações para entender o que o Senhor pensa sobre o assunto.
De onde vem tais sentimentos?
Embora existam diversos estudos realizados por Geneticistas, Psicólogos e Biólogos a respeito das possíveis origens de sentimentos pelo mesmo gênero, o assunto ainda está em aberto e nenhum estudo se mostrou conclusivo. Alguns apoiam a posição de que a homossexualidade é de natureza comportamental, enquanto outros acreditam que possa ser de natureza genética.
Qual é a posição da Igreja SUD sobre o assunto?
Atualmente a Igreja possui em inglês um site dedicado apenas a ajudar pessoas a compreenderem como lidar com tais sentimentos e em sua página inicial declara:
"A experiência de atração pelo mesmo sexo é uma complexa realidade para muitas pessoas. A atração por si só não é pecado, porém agir de acordo com ela é. Mesmo que indivíduos não escolham possuir tais atrações, eles de fato escolhem como irão agir sobre elas ou não. Com amor e compreensão, a Igreja de Jesus Cristo procura alcançar todos os filhos de Deus, inclusive nossos irmãos gays e irmãs lésbicas." [1]
Enquanto a ciência procura estudar e entender a origem de sentimentos homossexuais, a Igreja de Jesus Cristo procura ajudar membros e não membros a compreenderem ao menos 3 aspectos de tal assunto:
1. Independente de seus sentimentos, você é um filho amado do Pai Celestial. O Senhor o ama incondicionalmente e confia em você para que confie Nele.
2. Apesar de todos possuírmos personalidades, desejos e tendências diferentes, de todos nós, homossexuais ou não o Senhor ordena que tenhamos uma vida virtuosa e que tenhamos controle sobre nossos desejos ao invés de ser controlados por eles.
3. Você não está sozinho.
É possível ser um membro fiel possuindo tais sentimentos?
Sobre isto, o Presidente Gordon B. Hinckley declarou: "Nossos corações se esforçam para alcançar aqueles que se auto denominam gays e lésbicas. Nós os amamos e honramos como filhos e filhas de Deus. Eles são bem vindos à Igreja. É esperado porém, que sigam os mesmos mandamentos e orientações de conduta dados por Deus que se aplicam também a todos os demais membros, sejam eles solteiros ou casados." [2]
Em poucas palavras, um pesquisador com sentimentos homossexuais pode ser batizado na Igreja se aceitar viver os padrões do Evangelho que são requeridos a todos. Um membro da Igreja pode ocupar posições de liderança e frequentar o templo, se for digno e viver a altura de tais responsabilidades e chamado.
D&C 137:9 ensina que o Senhor julgará seus filhos "segundo suas obras, segundo o desejo de seu coração."
Embora muitos analisem tal versículo apenas com o temor de serem condenados pelos desejos pecaminosos que tiveram em seus corações, ela também nos ensina uma outra verdade pouco compreendida sobre a relação de desejos x ações. Em poucas palavras, afirmamos com confiança que no último dia, o Senhor não olhará nosso coração apenas procurando saber o que desejamos, mas se fomos fortes o suficientes para não permitir que certos desejos se transformassem em ações.
Casamento e homossexualidade
A Igreja fez a seguinte declaração em seu site oficial:
"Nós acreditamos que com uma perspectiva eterna, a atração de uma pessoa pelo mesmo sexo pode ser abordada e transmitida como um teste para a mortalidade. Não deve ser visto como uma condição permanente. Uma perspectiva eterna além das tendências a respostas imediatas desta vida oferece esperança. Apesar de algumas pessoas, incluindo aqueles que resistem a atração pelo mesmo sexo, talvez não terem a oportunidade de se casarem com alguém do sexo oposto nesta vida, um Deus justo irá prover a eles amplas oportunidades de fazê-lo na vida vindoura. Todos nós podemos viver a vida no contexto total de quem somos, que é muito mais do que apenas atração sexual." [3]
Permaneça fiel e siga a tua rota
Brad Wilcox declarou: "O Céu não é um prêmio para os perfeitos, mas o futuro lar de todos os que estão dispostos a serem aperfeiçoados"[4]. Estar dispostos a ser aperfeiçoados é tudo o que o Senhor deseja de nós e tal aperfeiçoamento é um processo e não um evento.
Ao suportarmos os nossos fardos, aprendemos como nos tornar mais semelhantes a Cristo, que suportou todos os fardos. Ao fazermos pequenos sacrifícios, aprendemos a valorizar os grandes sacrifícios feitos por Cristo. Ao passarmos por nossos Getsêmanes, estamos aprendendo a apreciar os Dele.
A nossos irmãos, irmãs, amigos e parentes que diariamente precisam lidar com atração pelo mesmo sexo, nós com amor e compreensão os convidamos a seguirem com fé e esperança em sua jornada. Confiem no Senhor, confiem em suas promessas e testificamos com absoluta segurança que há de chegar o dia em que "Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas".
_____________________________________________________________________________
Ouça a entrevista em Português com Bradley Stoker, um membro da Igreja que possui atração pelo mesmo sexo, mas que encontrou os meios necessários para manter-se fiel.
FairMormon Perspectivas #4 - Mórmons e Homossexualidade
Assista a dois trechos da entrevista realizada com Ty Mansfield, membro fiel da Igreja que possui atração pelo mesmo sexo e hoje administra a NorthStarLds, organização voltada a suporte para membros que vivenciam o mesmo desafio.
FairMormon - Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo?
FairMormon - É possível superar a atração pelo mesmo sexo?
Clique no link abaixo e curta a página oficial do Intérprete Nefita no Facebook:
Facebook Intérprete Nefita
Fontes:
[1] www.mormonsandgays.com
[2] Por que fazemos algumas das coisas que fazemos? Ensign, Nov 1999
[3] www.mormonsandgays.com
[4] The Continuous Atonement, Brad Wilcox
[5] Apocalipse 21:4
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Hilda maria Diniz Pereira em 17/04/2015
achei ótima a colocação de nossas crenças , de forma que é possível , qualquer pessoa entender, e se desejarem aprender mais, sobre jesus Cristo e o plano de salvação para a Humanidade que procurem por missionários ou por uma capela mais próximas de sua casa que com certeza, vocês aprenderam sobre sua natureza divida, e conheceram a verdade, pois quando a encontramos, podemos sentir paz e felicidade não só nesta vida mais na vida vindoura.
ELEONORA PORPINO em 12/04/2015
EU TENHO MUITO AMOR ,RESPEITO E CUIDADO COM ESTE ASSUNTO , NÃO SEI NEM IMAGINO O QUE É TER ATRAÇÃO POR PESSOAS DO MESMO SEXO ,MAS SEI QUE DEUS REALMENTE AMA TODOS SEUS FILHOS,NÓS CRISTÃOS DEVEMOS AMAR RESPEITAR A TODOS SEM FAZER JULGAMENTOS, POIS AQUELE QUE NÃO AMA E RESPEITA SEU PRÓXIMO NÁO PODE DIZER QUE SEGUE AO SALVADOR !O PRECONCEITO É TERRÍVEL FERE PROFUNDAMENTE A ALMA! INDEPENDENTE DO QUE A PESSOA SEJA O PRINCIPAL É CARATÊR ! ANTES DE JULGAR EU SEMPRE PENSO SOBRE ESTE ASSUNTO ,É SE AMANHÃ DESCOBRIMOS QUE AS PESSOAS NASCEM ASSIM? É COMO DIZER PARA UM DEFICIENTE VISUAL QUE VEJA E CONDENÁ-LO POR NÃO TER VISÃO, EU PREFIRO RESPEITAR E REALMENTE AMAR A TODOS IGUALMENTE ,SOMOS TODOS ÚNICOS!! O HOMEM JÁ FEZ COISAS TERRÍVEIS ACREDITANDO ESTAR FAZENDO A VONTADE DE DEUS . NAS IGREJAS O PRECONCEITO É TERRÍVEL ASSIM COMO NO MUNDO , VIJIAR E ORAR PARA AMAR A TODOS !
salvador teixeira em 29/01/2015
Concordo em plena com a igreja, porque Jesus nosso Senhor disse : ninguem tem julgar ninguem, e ele foi o proprio exemplo; quem nao pecou atira primeira pedra...
Considerações sobre a origem e uso do símbolo do arco-íris e seu emprego recente à questões LGBT
Uma análise historiográfica do embate teológico entre o Setenta B. H. Roberts e Apóstolo Joseph Fielding Smith acerca da vida e morte antes da queda, teoria da evolução e raça humana pré-Adâmicas
Uma análise do tema cujo objetivo não é relevar ou ignorar os mandamentos de Deus, mas expandir o horizonte de compreensão e fortalecer a inclusão e o amor para com estas pessoas.
Considerações sobre como edificar Sião exige que olhemos o mundo pelos olhos daqueles que decidem partir
A História de crime e engano de Mark Hofmann, um dos maiores falsificadores de todos os tempos
Alguns lembretes importantes para momentos de agitação política.
Onde se explora o significado dos dois conceitos, como identificá-los no estudo cotidiano e dicas sobre como conciliar ambos na busca pela verdade.
Analisando uma das maiores mentiras da filosofia contemporânea
Muitos estão certos de que o corona vírus marca o fim do mundo e o retorno iminente de Cristo. Mas há evidências suficientes para isso? O presente artigo objetiva analisar essas alegações à luz das escrituras, da ciência e da história secular.
Comentários sobre o pronunciamento da Igreja na remoção da restrição aplicada em 2015.
Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.
Tal mentalidade é uma fraqueza e deve ser combatida. Seus efeitos fortalecem de maneira superficial a fé de uma minoria ao custo do sofrimento da maioria.
O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.
Uma abordagem dos problemas e soluções necessárias para a formação de uma geração que verdadeiramente sabe.
Talvez perderemos menos irmãos da fé se passarmos a ser a mudança que desejamos ver na Igreja, ao invés de apenas assistí-la como espectador.
Uma geração liberal e tecnológica representa uma visão mais flexível do mundo, o que obscurece o futuro da religião, mas tráz à luz ao menos uma verdade simples—religião precisa mudar.
Ao nos engajarmos em debates teológicos, devemos nos certificar de que não somos culpados ou vítimas de tais falácias lógicas.
Analisamos nesse artigo a estrutura de quatro argumentos que indicam que sim, Deus existe.
A busca pelo saber nos relembra que são as perguntas, não as respostas, que movem o mundo
Ao visitar e acompanhar ao vivo hoje mais uma Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tive o grande privilégio de sentir o Espírito de Deus através da beleza do Templo de Salt Lake City.
Vivemos em um mundo de aparências. Um mundo que promove a cultura da futilidade com aparência de glamour e distorce nossa percepção daquilo que realmente importa e merece atenção.
Em 1997, quando a Internet dava ainda seus primeiros passos, um grupo de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias engajados na defesa da fé através de fóruns online.
Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.
Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.
Recentemente, muito tem sido comentado a respeito da forma com que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza e administra seus recursos financeiros, levando alguns membros da Igreja a um choque de opiniões e conclusões precipitadas baseadas em grande parte em mentiras, verdades, meias verdades e consequentemente, conclusões tendenciosas.
Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.
Sendo promovido como "romance" e "história de amor moderna", a adaptação do livro "Cinquenta Tons de Cinza" chega aos cinemas buscando explorar um dos mais fortes apetites humanos (relação sexual), ao passo que a confunde de maneira grotesca com o mais nobre dos sentimentos, o amor.
No dia 27 de Janeiro de 2015, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em um pronunciamento oficial e histórico, expôs sua posição sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: Encontrar meios pelo qual liberdade religiosa e direitos LGBT possam coexistir.
Em época de Natal, lembramos o nascimento do menino Jesus e incansavelmente repetimos os detalhes da história de como um ser tão grandioso, se tornou tão pequeno com o objetivo de tornar grandiosos os pequenos.
Poucos assuntos relacionados à Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias parecem atrair mais atenção, falta de compreensão e sensacionalismo midiático do que a primitiva prática do casamento plural no período subsequente à restauração do Evangelho.
Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.
Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo.
A verdade possui poder, e tal poder é mais fácil de ser sentido ao utilizarmos algumas tecnicas.
Cristo ensinou que o caminho que conduz a vida eterna é estreito e apertado. Eu e você provavelmente conhecemos pessoas que por motivos diversos não permaneceram nele e por vezes nos sentimos incapazes de ajudá-los no caminho de volta.
Um dos assuntos mais comentados no país no momento é o resultado final das eleições presidenciais de 2014. Embora política seja um tema controverso , uma análise do significado da palavra Política revela princípios importantes.
© 2024 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.