O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo - Atualidades | Intérprete Nefita

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

Muitos estão certos de que o corona vírus marca o fim do mundo e o retorno iminente de Cristo. Mas há evidências suficientes para isso? O presente artigo objetiva analisar essas alegações à luz das escrituras, da ciência e da história secular.


Por Lukas Montenegro 15 de Março de 2020
O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

Vivemos tempos de crise sanitária em muitos países (devido ao novo corona vírus) e, em consequência disso uma crise financeira. Quase todos os setores da sociedade tem se preparado para tal – empresas, escolas, lugares de lazer e entretenimento e também a Igreja. As novas instruções e restrições relativas a reuniões presenciais e aglomerações de membros são uma prova de amor de nosso Pai Celestial através de seus líderes.

Essa nova configuração, ainda que claramente provisória (como descrevem as instruções da primeira presidência), tem gerado bastante alarde entre os membros da Igreja. Muitos estão certos de que o corona vírus marca o fim do mundo e o retorno iminente de Cristo. Mas há evidências suficientes para isso? Será que tal atitude é prudente e ajuda nesse momento? O presente artigo objetiva analisar essas alegações à luz das escrituras, da ciência e da história secular.

 

1. Qual o motivo para o alarde?

Há diversas escrituras que descrevem a situação nos últimos dias e os sinais para o retorno de Cristo. As mais citadas encontram-se em Doutrinas e Convênios 45, em Mateus 24 e em 2 Timóteo 3. Todas descrevem de maneira mais ou menos parecida tais eventos.

Consideremos DeC 45. Existem cerca de trinta e nove versículos nesse capítulo que descrevem eventos relativos a segunda vinda de Cristo e os sinais que a precederão. Muitos desses são bem específicos e ainda não ocorreram[1]. A maioria dos que acreditamos que estejam acontecendo são de natureza mais genérica. Examinemos estes.

 

2. “E naqueles dias se ouvirá de guerras e rumores de guerras e toda a Terra estará em comoção”[2].

Sempre que um novo conflito militar se inicia no mundo, diversos membros da Igreja tomam para si o manto profético e declaram que este ou aquele são um sinal claro da volta de Cristo. Quantas pessoas não agiram assim relativo ao princípio de tensão entre os Estados Unidos e o Irã no começo de 2020? Quantas pessoas falavam em terceira guerra mundial e do fim do mundo? Entretanto, nada aconteceu.

Analisando a história como um todo, veremos que nenhum dos dez mais sangrentos e traumáticos conflitos da humanidade aconteceram mais recente do que 75 anos atrás. Ao contrário, dados mostram[3] que grandes conflitos de escala e influência mundial tem decaído substancialmente desde 1500. Até onde a evidência indica, potenciais conflitos armados ou tensões políticas em nossos dias não podem ser tomados como um sinal indiscutível da segunda vinda de Cristo.

 

3. “E haverá homens nessa geração que não passarão até que vejam uma praga terrível; pois uma doença desoladora cobrirá a terra”[4].

Esse é o grande tópico do momento. O novo corona vírus tem varrido o mundo, centenas de milhares de pessoas já foram infectadas e alguns milhares delas morreram devido a pandemia. Contudo, antes de especular a respeito da vinda de Cristo baseados na situação atual, é necessário olhar para história de maneira semelhante ao que fizemos no tópico 2.

Segundo dados oficiais[5], o novo corona vírus já infectou até o presente momento[6] 158.408 pessoas, matou cerca de 5.847 e 75.955 se recuperaram da doença. Comparemos isso a outras pandemias recentes e antigas que já assolaram a humanidade:

  • Somente nos Estados Unidos, 59 milhões de pessoas foram infectadas na segunda pandemia do vírus H1N1 entre 2009 e 2010. Cerca de 12 mil pessoas morreram somente nos EUA[7].

  • A gripe espanhola, primeira pandemia do H1N1, matou cerca de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo no começo do século XX[8].

  • Os surtos da peste bubônica duraram séculos e estima-se que mataram cerca de 25 milhões de pessoas. Só um dos surtos matou 70mil pessoas em Londres[9].

Poderíamos citar outras com número bem superior de causalidades do que o corona vírus. Ele teria que progredir de maneira profundamente rápida e improvável para chegar se quer perto de qualquer uma das pandemias citadas acima. Na China, os números de infectados já começam a diminuir. A medida que a ciência progride, os avanços de higiene e assepsia e progressos farmacêuticos e da imunologia tem evitado uma propagação desenfreada de vírus e bactérias. Diversas pragas desoladoras já vieram e não marcaram o fim. E se vier uma pior do que todas essas, é bem provável que não seja o corona vírus.

Ao examinar cuidadosamente os informes da primeira presidência a respeito das restrições relativas as reuniões da igreja, encontramos um espírito de serenidade e prevenção, e não alarde e pânico semelhante ao que está sendo propagado por tantos membros. Eles deixam claro que as mudanças visam a atender recomendações de especialistas, pedidos de líderes locais e também estão de acordo com a inspiração divina[10]. Não há nenhuma menção ou comentário indireto ao fim do mundo ou Segunda vinda de Cristo.

 

4. “E o amor dos homens esfriará e a iniquidade será abundante”[11].

O mundo de hoje é, em diversas maneiras, um local perigoso e turbulento para se viver. Mas pode-se dizer com toda certeza que o coração dos homens é mais frio hoje do que em tempos antigos? Como avaliar isso de maneira objetiva e não subjetiva?

Que maior demonstração de falta de amor pelo próximo foram os longos períodos de escravidão que assolaram a humanidade em quase toda a extensão de sua história? Muito antes do tráfico de africanos pelos Europeus na época colonial, homens e mulheres na Europa vendiam os próprios filhos, ainda crianças, como escravos e prostitutas[12]. Vivemos numa época onde a escravidão foi banida em quase todos os lugares do mundo.

Que amor por todas as pessoas possuíam os legisladores ao longo de milhares de anos, que promulgaram que somente homens adultos que possuíam terras eram imbuídos de direitos constitucionais? Onde estava o vibrante amor pelas mulheres que foram desprezadas e tratadas de maneira inferior ao longo de milhares de anos? Muitos direitos só foram conquistados no tempo moderno. O que se dizer sobre os protocolos das guerras antigas, inclusive o modo de proceder em caso de rendição inimiga? Revelavam grande compaixão por seus irmãos?

Em que outro momento da história houveram incontáveis movimentos sociais, compostos de pessoas amorosas agindo local ou globalmente, para salvar vidas, curar doenças, abençoar os aflitos, ajudar em catástrofes naturais, promover a paz e proteger o meio ambiente?

O grande filósofo Sir Roger Scrutton escreveu: “uma das coisas mais tristes dos dias atuais, talvez um resultado da televisão, é que as pessoas possuem apenas uma pequena lasca do presente, que carregam consigo para onde quer que vão. E não há nada nelas que reverbere os séculos”[13]. Em nossa necessidade de justificar equivocadamente o presente, podemos negligenciar o passado.

 

5. Conclusão.

O propósito dos pontos acima não é desmerecer as profecias da Segunda vinda de qualquer maneira. Mas é alertar a respeito do perigo de arrogar para nós o título de profeta e começar a fazer previsões equivocadas sobre o futuro próximo. Muito mais do que tentar adivinhar o momento da volta de Cristo, o grande ensinamento dos vários problemas enfrentados hoje na humanidade é aquele dado por Amuleque[14]: Essa vida é o tempo de preparação. Apesar de não sabermos quando será a volta de Cristo, nosso tempo na terra pode encerrar a qualquer momento, pois não sabemos o dia de nossa morte. Estaremos preparados para encontrar nosso Criador? A medida que nos concentrarmos nessa lição, bem como a buscar ajudar nosso próximo nesses momentos de crise, a tentação de fazer previsões apocalípticas cessará, e seremos confortados pela doce certeza de que tudo irá bem aos que forem fieis ao Senhor.

 

Curta a nossa página no Facebook clicando aqui!

 

REFERÊNCIAS

[1] Essas profecias incluem a chegada do Evangelho em todo o mundo, a reunião do povo do Senhor na Palestina, diversos fenômenos naturais de maneira seguida e concentrada, a morte de dois servos do Senhor na Palestina, que ressuscitarão depois de três dias, etc.

[2] DeC 45:26;

[3] https://ourworldindata.org/war-and-peace , acesso em 15 de março de 2020;

[4] DeC 45:31;

[5] Contagens oficiais da Organização Mundial da Saúde, bem como de outros órgãos competentes foram organizadas no site: https://www.worldometers.info/coronavirus/#countries;

[6] O acesso foi feito em 15 de março de 2020, as 9:20h da manhã;

[7] THOMAS H. MAUGH, "Swine flu danger appears to be ebbing”, Los Angeles Times, March 23, 2010.

[8] "La Grippe Espagnole de 1918", Institut Pasteur, 17 November 2015.

[9] https://www.nationalgeographic.com/science/health-and-human-body/human-diseases/the-plague/, acesso em 15 de março de 2020;

[10] Comunicado oficial da Igreja sobre suspensão das reuniões: https://noticias-br.aigrejadejesuscristo.org/artigo/reuni%C3%B5es-suspensas-temporariamente-em-todo-o-mundo, acesso em 15 de março de 2020;

[11] DeC 45:27;

[12] Robert Barlett, “Inside the Medieval Mind – Power”, 2008;

[13] Roger Scruton, “Beauty and Consolation”, 2000;

[14] Alma 34:22;



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Mais de Atualidades
A Diferença entre Doutrina e Opinião na Igreja

A Diferença entre Doutrina e Opinião na Igreja

Onde se explora o significado dos dois conceitos, como identificá-los no estudo cotidiano e dicas sobre como conciliar ambos na busca pela verdade.

A Perniciosa Ideia de Que Tudo na Vida Acontece Por Uma Razão

A Perniciosa Ideia de Que Tudo na Vida Acontece Por Uma Razão

Analisando uma das maiores mentiras da filosofia contemporânea

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

Muitos estão certos de que o corona vírus marca o fim do mundo e o retorno iminente de Cristo. Mas há evidências suficientes para isso? O presente artigo objetiva analisar essas alegações à luz das escrituras, da ciência e da história secular.

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Comentários sobre o pronunciamento da Igreja na remoção da restrição aplicada em 2015.

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

Tal mentalidade é uma fraqueza e deve ser combatida. Seus efeitos fortalecem de maneira superficial a fé de uma minoria ao custo do sofrimento da maioria.

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

Uma abordagem dos problemas e soluções necessárias para a formação de uma geração que verdadeiramente sabe.

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Talvez perderemos menos irmãos da fé se passarmos a ser a mudança que desejamos ver na Igreja, ao invés de apenas assistí-la como espectador.

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

Uma geração liberal e tecnológica representa uma visão mais flexível do mundo, o que obscurece o futuro da religião, mas tráz à luz ao menos uma verdade simples—religião precisa mudar.

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Ao nos engajarmos em debates teológicos, devemos nos certificar de que não somos culpados ou vítimas de tais falácias lógicas.

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

Analisamos nesse artigo a estrutura de quatro argumentos que indicam que sim, Deus existe.

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

A busca pelo saber nos relembra que são as perguntas, não as respostas, que movem o mundo

Quando a Oposição Vem de Dentro

Quando a Oposição Vem de Dentro

Ao visitar e acompanhar ao vivo hoje mais uma Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tive o grande privilégio de sentir o Espírito de Deus através da beleza do Templo de Salt Lake City.

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Vivemos em um mundo de aparências. Um mundo que promove a cultura da futilidade com aparência de glamour e distorce nossa percepção daquilo que realmente importa e merece atenção.

FairMormon - Em Defesa da Fé

FairMormon - Em Defesa da Fé

Em 1997, quando a Internet dava ainda seus primeiros passos, um grupo de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias engajados na defesa da fé através de fóruns online.

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.

A Desinformação na Era da Informação

A Desinformação na Era da Informação

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

Recentemente, muito tem sido comentado a respeito da forma com que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza e administra seus recursos financeiros, levando alguns membros da Igreja a um choque de opiniões e conclusões precipitadas baseadas em grande parte em mentiras, verdades, meias verdades e consequentemente, conclusões tendenciosas.

 5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

Sendo promovido como "romance" e "história de amor moderna", a adaptação do livro "Cinquenta Tons de Cinza" chega aos cinemas buscando explorar um dos mais fortes apetites humanos (relação sexual), ao passo que a confunde de maneira grotesca com o mais nobre dos sentimentos, o amor. 

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

No dia 27 de Janeiro de 2015, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em um pronunciamento oficial e histórico, expôs sua posição sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: Encontrar meios pelo qual liberdade religiosa e direitos LGBT possam coexistir.

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Em época de Natal, lembramos o nascimento do menino Jesus e incansavelmente repetimos os detalhes da história de como um ser tão grandioso, se tornou tão pequeno com o objetivo de tornar grandiosos os pequenos.

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Poucos assuntos relacionados à Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias parecem atrair mais atenção, falta de compreensão e sensacionalismo midiático do que a primitiva prática do casamento plural no período subsequente à restauração do Evangelho.

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo.

Como Preparar um Discurso Eficaz

Como Preparar um Discurso Eficaz

A verdade possui poder, e tal poder é mais fácil de ser sentido ao utilizarmos algumas tecnicas.

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

Cristo ensinou que o caminho que conduz a vida eterna é estreito e apertado. Eu e você provavelmente conhecemos pessoas que por motivos diversos não permaneceram nele e por vezes nos sentimos incapazes de ajudá-los no caminho de volta.

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Um dos assuntos mais comentados no país no momento é o resultado final das eleições presidenciais de 2014. Embora política seja um tema controverso , uma análise do significado da palavra Política revela princípios importantes.

© 2020 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas