Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon - Atualidades | Intérprete Nefita

Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon

Considerações sobre como edificar Sião exige que olhemos o mundo pelos olhos daqueles que decidem partir


Por Luiz Botelho 07 de Julho de 2021
Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon

Recentemente ao verificar notificações em minha timeline no Facebook, me deparei com um post de teor crítico à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a qual faço parte. Entendo que para muitos Santos dos Últimos Dias, esse tipo de conteúdo é extremamente desencorajado. Na verdade, vivemos em um mundo de crescente dissonância cognitiva, aonde muitas pessoas parecem ser incapazes de tentar ver o mundo pelos olhos de outras pessoas e assim compreendê-las melhor e suas motivações. Como escritor, no entanto, decidi muitos anos atrás ouvir a tudo e a todos e buscar a evidência "de onde quer que ela venha e para onde quer que ela vá" e dessa forma, melhor entender como o mundo nos vê, em que pontos somos julgados injustamente e em que ponto precisamos melhorar.

O texto abaixo em negrito é uma postagem feita pela página @Book_of_Mormon_Stories no Instagram no dia 1 de Maio de 2021. Após cada parágrafo, em itálico, compartilhamos algumas considerações sobre o que foi dito:

"De vez em quando, alguém me pergunta: o que seria necessário para você voltar à igreja? Eu voltaria se a experiência fosse algo que eu esperava, fosse inspirador, interessante, me desse uma visão sobre o que significa ser humano, clareza mental, saúde mental, como abrir minha mente e tirar o máximo proveito deste presente de vida."

Comentário do autor: Tal introdução demonstra com clareza o quão heterogênea ou variada é a gama de experiências que diferentes pessoas possuem ao conhecer e mergulhar no universo Mórmon. Quando penso em algumas das melhores alas que já visitei ou frequentei, tenho dificuldade em entender ao que o autor da postagem está se referindo. Ao visitar outras unidades que se esforçam não tanto para crescer em suas áreas, mas simplesmente existir, a crítica acima ganha um contexto mais amplo. É verdade que nem toda ala, estaca ou reunião na Igreja possui a espiritualidade que gostaríamos. Não raramente já senti ou ouvi membros compartilharem o quanto sentem falta da espiritualidade ou sentimento familiar de alas que no passado frequentaram. Em alguns locais, Sião já está sólida e estabelecida, aulas são instrutivas, discursos bem elaborados e edificantes e o amor parece reinar entre membros. Em outros locais, todos esses itens são um trabalho em progresso. 

O texto também demonstra como diferentes pessoas tem diferentes razões para se unir, permanecer ou deixar a Igreja, o que é absolutamente comum. O autor do texto parece estar mais centrado em sua experiência religiosa como comunidade e instrução, do que na teologia do Evangelho de maneira geral. Em outras palavras, se a teologia de uma religião não é verdadeira, faz diferença se sua mensagem semanal é "inspiradora, interessante" e nos trazem "saúde mental"? Para algumas pessoas sim. Outras buscam na religião um melhor entendimento da verdade absoluta, que está por trás de tudo e de todos. 

"Em vez disso, minha experiência por décadas foi o oposto disso. Tédio, trabalho enfadonho, obrigação, culpa por não dar o ensino familiar, culpa por não ser perfeito, cultura tóxica de marcadores de virtude, regras tácitas arbitrárias e ridículas de camisas brancas e nada de compras aos domingos. Estúpido e opressor."

Comentário do autor: Eu verdadeiramente sinto muito por pessoas que sentem-se dessa maneira ao ir à Igreja. Quase nada nessa vida é preto e branco, oito ou oitenta, como descrito acima, mas não devemos fechar os olhos para o fato de que podemos melhorar. Algumas pessoas tendem a ver apenas a metade vazia do copo. Outras apenas a metade cheia. A realidade é que embora o Evangelho em sua forma original seja perfeito, a Igreja é formada por homens e aonde há homens, há falhas. O Elder Ucthdorf falou sobre isso quando afirmou:

"Suponho que a Igreja seria perfeita somente se nela só houvesse pessoas perfeitas. Deus é perfeito, e Sua doutrina é pura. Mas ele trabalha por nosso intermédio — Seus filhos imperfeitos — e as pessoas imperfeitas cometem erros."[1]

"A evidência é clara na imagem acima. As pessoas buscam conteúdos que agreguem valor à vida, sejam interessantes, tenham usabilidade prática. As pessoas pagam para ir ao Ted Talks porque eles têm valor real. Os mórmons não conseguem nem mesmo manter seus próprios membros acordados para a conferência geral, muito menos fazer com que os não-membros prestem atenção. Você pensaria que a boca de Deus atrairia a atenção mundial por suas mensagens inspiradoras de Deus para a humanidade, mas em vez disso são os mesmos chavões, exigência de obediência e citações de "profetas" mortos. Vou aproveitar o aprendizado e a inspiração do mundo a qualquer dia sobre os ensinamentos banais e dogmáticos do mormonismo."

Comentário do autor: A postagem, então, compara o número de visualizações de um vídeo de 2014 do Presidente Nelson falando na Conferência Geral, com pouco mais de 6 mil visualizações em 6 anos com um vídeo do TedxTalks entitulado "Minha filosofia para uma vida feliz", com mais de 46 milhões de visualizações. Existem inúmeras razões pelo qual fazer tal comparação é um ato extremamente infantil e tolo. Alguns deles:

1. A importância, veracidade e profundidade de uma mensagem não está atrelada à quantidade de visualizações de um vídeo. 
2. A mensagem da conferência geral é acompanhada primariamente por membros da Igreja, enquanto TedxTalks é uma plataforma educativa com público na casa dos bilhões, devido à variedade de tópicos sobre os mais variados campos de estudo. 
3. A experiência pessoal de uma parte jamais pode ser utilizada para avaliar o todo. Em outras palavras, algumas pessoas assistem a mensagem do profeta e nada absorve. Outras retiram ensinamentos e significados importantes para sua vida assistindo a mesma mensagem. 
4. Sob os parâmetros da crítica acima, creio que nem Jesus escaparia ileso. A mensagem de Jesus atraia multidões, mas também afastava multidões. Possuía inspiração, mas frequentemente puxões de orelha e exigência de obediência. A realidade é que o mundo e a Igreja possuem pessoas em todos os estágios de suas jornadas espirituais. Naturalmente, líderes da Igreja precisam em apenas algumas horas de conferência, abordar os mais variados assuntos que visam nutrir o indivíduo ao passo que ajusta e corrige o progresso da Igreja como instituição.

“É costume culpar a ciência secular e a filosofia anti-religiosa pelo eclipse da religião na sociedade moderna. Seria mais honesto culpar a religião por suas próprias derrotas. A religião declinou não porque foi refutada, mas porque se tornou irrelevante, monótona, opressiva, insípida. Quando a fé é completamente substituída por credo, adoração por disciplina, amor por hábito; quando a crise de hoje é ignorada por causa do esplendor do passado; quando a fé se torna uma herança em vez de uma fonte viva; quando a religião fala apenas em nome da autoridade, e não com a voz da compaixão - sua mensagem perde o sentido.”

-Abraham Joshua Heschel 1955

Comentário do autor: Concordo completamente que a religião nos dias atuais precisa se reinventar para manter aceso o fogo que no passado movia montanhas e mudava vidas. O Evangelho ainda move montanhas e muda vidas. Mas é necessário que o foco não seja perdido. O foco é e sempre foi Jesus Cristo. Nossa mensagem, seja qual for, deve sempre voltar a Ele. Se ela se perde em narrativas e práticas burocráticas, algumas pessoas entrarão e sairão da Igreja sem jamais entender ao que decidiram se unir e o que deixaram para trás quando partiram. As novas gerações não mais tem medo de questionar e não mais possuem sua espiritualidade atrelada à instituições. O mundo em que vivemos está de cabeça para baixo e somente uma auto-avaliação de em que estamos falhando nos ajudará a cumprir o propósito de Deus de levar a efeito a imortalidade, e principalmente, a vida eterna do homem.

Referências:

[1] Venham, Juntem-se a Nós, Elder Utchdorf, Outubro de 2013



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Mais de Atualidades
Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon

Reflexões de Um Mórmon Sobre Reflexões Anti-Mórmon

Considerações sobre como edificar Sião exige que olhemos o mundo pelos olhos daqueles que decidem partir

Mark Hofmann, O Falsificador Mórmon

Mark Hofmann, O Falsificador Mórmon

A História de crime e engano de Mark Hofmann, um dos maiores falsificadores de todos os tempos

Eleições e A Igreja de Jesus Cristo

Eleições e A Igreja de Jesus Cristo

Alguns lembretes importantes para momentos de agitação política.

A Diferença entre Doutrina e Opinião na Igreja

A Diferença entre Doutrina e Opinião na Igreja

Onde se explora o significado dos dois conceitos, como identificá-los no estudo cotidiano e dicas sobre como conciliar ambos na busca pela verdade.

A Perniciosa Ideia de Que Tudo na Vida Acontece Por Uma Razão

A Perniciosa Ideia de Que Tudo na Vida Acontece Por Uma Razão

Analisando uma das maiores mentiras da filosofia contemporânea

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

O Perigo de Alardear a Vinda de Cristo

Muitos estão certos de que o corona vírus marca o fim do mundo e o retorno iminente de Cristo. Mas há evidências suficientes para isso? O presente artigo objetiva analisar essas alegações à luz das escrituras, da ciência e da história secular.

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Por que a Igreja Restringiu e Depois Revogou a Restrição do Batismo de Filhos de Casais Homossexuais?

Comentários sobre o pronunciamento da Igreja na remoção da restrição aplicada em 2015.

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Restaurando Novamente o Conceito de Sião

Uma análise de como construir e reconstruir na Igreja o sentimento de irmandade tão presente nos primeiros dias da restauração.

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

O Problema Teológico de Agradecer a Deus Após Sobreviver a Uma Tragédia

Tal mentalidade é uma fraqueza e deve ser combatida. Seus efeitos fortalecem de maneira superficial a fé de uma minoria ao custo do sofrimento da maioria.

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

A Polarização Política e a Igreja de Jesus Cristo

O objetivo principal não é ser de esquerda ou de direita, mas de centralizar nossa vida em Cristo.

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

O Maior Obstáculo Para a Sobrevivência da Igreja No Século 21

Uma abordagem dos problemas e soluções necessárias para a formação de uma geração que verdadeiramente sabe.

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Quando a Oposição Vem de Dentro - Parte II

Talvez perderemos menos irmãos da fé se passarmos a ser a mudança que desejamos ver na Igreja, ao invés de apenas assistí-la como espectador.

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

A Cruzada dos Millenials e o Futuro da Religião

Uma geração liberal e tecnológica representa uma visão mais flexível do mundo, o que obscurece o futuro da religião, mas tráz à luz ao menos uma verdade simples—religião precisa mudar.

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Os 10 Pecados Capitais de Falácias Lógicas Dentro e Fora da Igreja

Ao nos engajarmos em debates teológicos, devemos nos certificar de que não somos culpados ou vítimas de tais falácias lógicas.

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

4 Evidências Filosóficas de Que Deus Existe

Analisamos nesse artigo a estrutura de quatro argumentos que indicam que sim, Deus existe.

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

Crença, Testemunho e a Arte de Não Saber

A busca pelo saber nos relembra que são as perguntas, não as respostas, que movem o mundo

Quando a Oposição Vem de Dentro

Quando a Oposição Vem de Dentro

Ao visitar e acompanhar ao vivo hoje mais uma Conferência Geral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, tive o grande privilégio de sentir o Espírito de Deus através da beleza do Templo de Salt Lake City.

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Pornografia - Causas, Efeitos e Correntes Quebradas

Vivemos em um mundo de aparências. Um mundo que promove a cultura da futilidade com aparência de glamour e distorce nossa percepção daquilo que realmente importa e merece atenção.

FairMormon - Em Defesa da Fé

FairMormon - Em Defesa da Fé

Em 1997, quando a Internet dava ainda seus primeiros passos, um grupo de membros da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias engajados na defesa da fé através de fóruns online.

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Maternidade - Nasce um Bebê, Nasce uma Mãe

Durante nove meses elas com dores nos carregaram, com um sorriso receberam nosso choro, com paciência nos ensinaram a andar, com suas mãos nos levantaram, com seus joelhos no chão oram por nós, sofrem com nossas derrotas, comemoram as vitórias e nos ajudam a compreender o amor incondicional de Deus.

A Desinformação na Era da Informação

A Desinformação na Era da Informação

Em um mundo de constante desenvolvimento tecnológico, barreiras antes instransponíveis tem sido superadas e distâncias encurtadas, tornando o acesso à informação do presente e passado uma tarefa relativamente fácil, que normalmente exige apenas o clique de um mouse.

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

8 Perguntas Respondidas Sobre o City Creek Shopping em Salt Lake City

Recentemente, muito tem sido comentado a respeito da forma com que A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias utiliza e administra seus recursos financeiros, levando alguns membros da Igreja a um choque de opiniões e conclusões precipitadas baseadas em grande parte em mentiras, verdades, meias verdades e consequentemente, conclusões tendenciosas.

 5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

5 Dicas Para Uma Conferência Geral Memorável

Ao nos aproximarmos da Conferência Geral, período em que os membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebem um banquete espiritual por meio de seus líderes gerais, temos a singular oportunidade de receber revelações para assuntos pessoais, força para desafios e orientação para a vida.

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

50 Tons de Cinza e a Glamorização do Abuso e Violência

Sendo promovido como "romance" e "história de amor moderna", a adaptação do livro "Cinquenta Tons de Cinza" chega aos cinemas buscando explorar um dos mais fortes apetites humanos (relação sexual), ao passo que a confunde de maneira grotesca com o mais nobre dos sentimentos, o amor. 

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

Mórmons, Liberdade Religiosa e Homossexualidade

No dia 27 de Janeiro de 2015, A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, em um pronunciamento oficial e histórico, expôs sua posição sobre um dos temas mais debatidos da atualidade: Encontrar meios pelo qual liberdade religiosa e direitos LGBT possam coexistir.

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Natal - 5 Crenças Comuns Colocadas à Prova

Em época de Natal, lembramos o nascimento do menino Jesus e incansavelmente repetimos os detalhes da história de como um ser tão grandioso, se tornou tão pequeno com o objetivo de tornar grandiosos os pequenos.

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Joseph Smith e Poligamia - Origem, Desenvolvimento e Motivações

Poucos assuntos relacionados à Igreja de Jesus cristo dos Santos dos Últimos Dias parecem atrair mais atenção, falta de compreensão e sensacionalismo midiático do que a primitiva prática do casamento plural no período subsequente à restauração do Evangelho.

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

DNA e O Livro de Mórmon - Separando Mito e Realidade

Entre os assuntos recentes mais comentados e utilizados por críticos do Livro de Mórmon, estão as pesquisas com DNA e uma contínua tentativa de através disto, desprová-lo como escritura inspirada.

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Como Lidar Com Atração Pelo Mesmo Sexo

Entre os muitos temas debatidos em nossos dias, poucos assuntos exigem mais compreensão e sensibilidade do que atração pelo mesmo sexo.

Como Preparar um Discurso Eficaz

Como Preparar um Discurso Eficaz

A verdade possui poder, e tal poder é mais fácil de ser sentido ao utilizarmos algumas tecnicas.

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

5 Razões Pelo Qual Pessoas Se Afastam da Igreja

Cristo ensinou que o caminho que conduz a vida eterna é estreito e apertado. Eu e você provavelmente conhecemos pessoas que por motivos diversos não permaneceram nele e por vezes nos sentimos incapazes de ajudá-los no caminho de volta.

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Uma Visão Mórmon Sobre as Eleições, Voto e Política

Um dos assuntos mais comentados no país no momento é o resultado final das eleições presidenciais de 2014. Embora política seja um tema controverso , uma análise do significado da palavra Política revela princípios importantes.

© 2021 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas