Como é Calculada a Data da Páscoa? | Intérprete Nefita

Como é Calculada a Data da Páscoa?


Por Lukas Montenegro 12 de Abril de 2020
Como é Calculada a Data da Páscoa?

PERGUNTA:

Percebo que todos os anos a páscoa acontece numa data diferente. Por que isso acontece? Como é calculada a data da páscoa?

RESPOSTA:

O feriado de Páscoa foi originalmente instituído entre os Israelitas nos tempos do êxodo do Egito[1]. Ele era um símbolo da libertação física oferecida pelo Senhor ao seu povo escravo, e continha rituais específicos, tanto quanto a data de ocorrência quanto aos meios de celebração[2]. O feriado foi comemorado dessa forma pelo povo do convênio por cerca de 1200 anos, até a vinda do Salvador que trouxe o novo convênio e extinguiu os antigos ritos e celebrações do judaísmo[3].

No Judaísmo a Páscoa deveria ser celebrada na primavera, no mês chamado Nissan[4]. Havia um problema, contudo. O calendário judeu é lunar, sendo o ano composto por doze meses lunares de aproximadamete 29.5 dias. As estações do ano, por outro lado, são consequência do movimento da terra ao redor do sol, o que significa que somente em calendários solares há coincidência  os meses do ano e as estações[5]. Todos os anos, o calendário lunar adianta em relação ao calendário solar, cerca de 11 dias. Com o passar do tempo então, o mês da páscoa Nissan deixaria de corresponder ao período da Primavera.

Para corrigir isso, o sinédrio judeu[6] decidiu inserir um ano de treze meses a cada certa quantidade de anos com doze meses. Para determinar quando essa adição seria necessária, foi usado como parâmetro o equinócio de primavera, que sempre acontece na mesma data (20 de Março). Assim, quando o mês Nissan caía depois do equinócio, era sinal de que o calendário precisava ser corrigido pela adição do décimo terceiro mês[7].

Depois da vinda de Cristo, o significado da Páscoa para os cristãos passou a ser a morte e ressurreição do Salvador, que tinha profundo paralelo ao cordeiro pascal sacrificado durante o feriado[8]. Séculos depois, durante o concílio de Nicéia, foi acordado que a data da Páscoa cristã seria determinada com semelhança ao feriado judaico, já que foi durante a celebração do mesmo que Cristo foi cruscificado e ressucitou. Foi estabelecido nesse concílio uma regra geral para o cálculo da data da Páscoa que é seguido até hoje:

"A páscoa será celebrada no primeiro domingo após a primeira lua cheia que suceda o equinócio de primavera[9]".

 Pode ser algo complicado de compreender, então tem-se como exemplo a páscoa desse ano: o equinócio aconteceu em 20 de Março. Depois dessa data, a lua entrou na fase cheia em 7 de Abril. O primeiro domingo depois disso foi 12 de abril, hoje, que é quando é celebrada a páscoa[10].

Uma observação interessante a se fazer é que ainda hoje, é a igreja católica que determina as datas da Páscoa. Assim, certas considerações eclesiásticas da igreja podem levar a variações desse padrão geral. Uma dessas exceções ocorreu em 2019 onde, pela regra acima, a Páscoa deveria ser celebrada em 24 de Março. A igreja contudo fez uma consideração sobre o equinócio que resultou no atraso do feriado para somente 21 de Abril[11].

 

Referências

[1] Êxodos 12;

[2] Deuteronômio 16:1;

[3] Mateus 5:17, 9:17;

[4] "Os Meses do Ano Judaico", https://pt.chabad.org/library/article_cdo/aid/3183084/jewish/Os-Meses-do-Ano-Judaico.htm, acesso em 12/04/2020;

[5] As estações do ano são um resultado da proximidade dos hemisférios da terra em relação ao sol, bem como do eixo de rotação da terra ser inclinado. Na prática isso significa que a medida a terra gira em sua órbita em torno do sol, em certos momentos o hemisfério norte está "pendendo" na direção do sol enquanto o sul está mais afastado desse (assim, no norte é verão e no sul é inverno), e em outros momentos o oposto ocorre. Há momentos transitórios que marcam as fases de primavera e outono. Como o calendário solar depende desse movimento de translação da terra, assim como as estações, os meses do ano solar acabam por coincidir com as mesmas estações todo ano Isso equivale dizer, por exemplo, que sempre que seis meses se passam depois do começo do ano, a terra está em posição tal que é inverno no hemisfério sul e verão no hemisfério norte. 

[6] Conselho legislativo que exercia certo poder autônomo entre os judeus durante o domínio da Palestina por povos estrangeiros. Menções ao sinédrio judeu são frequentes no Novo testamento, geralmente referidos como "conselho dos ançiões ou dos judeus";

[7] "How Does the Spring Equinox Relate to the Timing of Passover?", https://www.chabad.org/holidays/passover/pesach_cdo/aid/495531/jewish/How-Does-the-Spring-Equinox-Relate-to-the-Timing-of-Passover.htm, acesso em 12/04/2020;

[8] João 1:29;

[9] "Calculating the Easter Date", https://www.timeanddate.com/calendar/determining-easter-date.html, acesso em 12/04/2020;

[10] Tabela de fases da lua 2020 e 2021, disponível em: https://www.calendario-365.com.br/lua/fases-da-lua.html;

[11]  "Em 2019, por exemplo, o equinócio de março no Hemisfério Ocidental aconteceu na quarta-feira, 20 de março, enquanto a primeira Lua Cheia na primavera ocorreu na quinta-feira, 21 de março, em muitos fusos horários. Se a Igreja seguisse o calendário desses eventos astronômicos, a Páscoa seria celebrada em 24 de março, domingo após a Lua Cheia de 21 de março. No entanto, a data da Lua Cheia em março especificada pelo calendário lunar da Igreja, também chamada 'Lua Cheia eclesiástica', era 20 de março de 2019 - um dia antes da data eclesiástica do equinócio de março, 21 de março. Por esse motivo, a data da Páscoa 2019 foi baseado na próxima Lua Cheia eclesiástica, em 18 de abril. É por isso que o Domingo de Páscoa 2019 foi em 21 de abril" (extraído da referência 9).

 

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

© 2020 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas