Existem Fotos do Profeta Joseph Smith? | Intérprete Nefita

Existem Fotos do Profeta Joseph Smith?


Por Lukas Montenegro 11 de Outubro de 2020
Existem Fotos do Profeta Joseph Smith?

PERGUNTA:

Uma pesquisa na internet mostrará várias fotografias atribuídas ao profeta Joseph Smith. Elas são todas diferentes, então fica a dúvida: existe alguma foto comprovada como sendo do Profeta?

RESPOSTA:

          O breve período de vida do profeta Joseph Smith, de 38 anos, tomou os anos de 1805 à 1844. A "proeminência" do profeta como figura pública, acentuou-se nos anos finais de sua vida, devido a criação e atividade política na cidade de Navoo, Illinois. Historicamente, a primeira fotografia cuja imagem formada tornou-se permanente em filme, foi realizada em 1826 por Joseph Niépce e um método mais popular de fotografia, chamado daguerreótipo, já estava em uso comercial em meados da década de 1830[1].

          Mencionar a ascenção política do profeta se torna importante, neste contexto, porque fotografias naquela época só eram tiradas de pessoas consideravelmente ricas ou famosas. Navoo foi fundada e se expandiu do fim da década de 1830 para o começo dos anos 1840, de modo que existe a possibilidade (apesar de remota), de que uma foto tenha sido tirada do profeta. Esta, contudo, caso exista, teria sido mantida de maneira pessoal e privada pela família de Joseph depois de sua morte, já que a Igreja não reconhece oficialmente nenhuma fotografia deste tipo. A única coisa que temos em capelas, templos e manuais são pinturas.

          Abaixo, como exemplo, analisamos duas das fotos mais famosas relacionadas ao profeta Joseph Smith, e as possibilidades de sua veracidade:

 

1. Uma foto foi doada à igreja Reorganizada (hoje Comunidade de Cristo) em 1969, como sendo supostamente do Profeta Joseph Smith. O Profeta teria tido oportunidade de tirar uma foto desse tipo durante sua visita aos estados do leste dos EUA, onde fotógrafos recém estabelecidos, procuravam figuras famosas para eternizar em seus retratos e Joseph não passaria despercebido. Testes anatômicos e estruturais baseados 1. Em pinturas, 2. Na estrutura craniana e 3. Na máscara mortuária de Joseph, parecem apresentar um encaixe quase perfeito para essa foto. Apesar disso, estudiosos tanto de A Igreja de Jesus Cristo, quanto da igreja reorganizada (Comunidade de Cristo), não foram ainda capazes de confirmar que esta fosse de fato uma foto do profeta. A foto, bem como uma discussão mais detalhada, estão presentes no link [2].

2. A foto supostamente encontrada na torre do templo de Salt Lake City, que tem sido divulgada por alguns membros da Igreja nas redes sociais. Não existem qualquer evidência da autenticidade da foto ou do contexto associado à esta nos compartilhamentos da mídia. Por esta razão, esta foto é provavelmente falsa, no sentido de ser do profeta. É bom lembrar que padrões de roupa, cabelo, barba, etc. eram bem mais uniformes na época de vida do Profeta Joseph Smith, e portanto não seria difícil encontrar fotos de homens parecidos com o profeta. São necessários testes adicionais para dar qualquer validade a uma possível foto desse tipo. Um post feito pelo intérprete nefita no Facebook com esta foto pode ser encontrada no link [3].

Em resumo, apesar de certamente existir a possibilidade de que uma foto tenha sido tirada do Profeta Joseph Smith, nenhuma foto específica é confirmada como de fato sendo dele. Até que tenhamos certeza, a imagem do Profeta permanecerá como aquela que conhecemos dos quadros e pinturas.

 

REFERÊNCIAS:

[1]  Warren, Lynne (Ed.) (2005). "Enciclopédia da Fotografia do Século XX, volume 3;

[2] "The Joseph Smith Photograph", disponível no link: http://www.brunson20.com/2013/05/the-joseph-smith-photograph.html?m=1&fbclid=IwAR3NSWmJUIolzKYe7ZYMph1KFQifVr-qRaUGLzZo-TNuzgKbBiL2-m6qtUc

[3] https://www.facebook.com/interpretenefita/posts/3289256027776217



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

© 2020 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas