São os Fósseis de Dinossauros Restos de Outros Mundos? | Intérprete Nefita

São os Fósseis de Dinossauros Restos de Outros Mundos?


Por Lukas Montenegro 29 de Setembro de 2018
São os Fósseis de Dinossauros Restos de Outros Mundos?

PERGUNTA:

Uma dúvida muito comum é como encaixar os dinossauros e outros fósseis de milhões de anos com os conceito de morte depois da queda de Adão e Eva (que teria acontecido apenas há poucos milhões de anos). Alguns defendem que esses restos de seres vivos primitivos foram na verdade trazidos nos pedaços de matéria desorganizada que serviram para organizar a terra. Essa visão está correta?

RESPOSTA:

     A identificação de fósseis antigos, em especial dos de dinossauros pelo naturalista inglês Sir Richard Owen[1], em 1842, trouxe considerável disputa acerca da interpretação das escrituras nas questões da criação das espécies vivas e do conceito de morte antes da queda de Adão[2]. Na verdade, conjuntos de fósseis antigos e restos de seres primitvos já haviam sido encontradas pelo ou menos há um século antes do Prof. Owen, porém sem identificação adequada. Estima-se que centenas desses fósseis foram encontrados há muito mais tempo no passado, porém incorretamente identificados como animais já conhecidos ou até criaturas mitológicas[3].

     Uma das teorias ainda divulgadas para se conciliar a abundante existência dos fósseis de dinossauros, que possuem milhões de anos de idade, com a visão de que não poderia haver morte antes da queda (que segundo as escrituras ocorreu somente há cerca de seis mil anos atrás) é a de que esses fósseis seriam originários de mundos antigos que foram destruídos e que teriam sido preservados dentro de rochas e pedaços de matéria utilizados para criação da terra. Alguns dizem que até mesmo o Profeta Joseph Smith defendeu tal teoria[4]. Mas essa hipótese poderia de fato ser verdadeira? Primeiro, é bom deixar claro que a igreja nunca se posicionou a favor dessa teoria, ou sequer disse algo que a endossasse. Tendo isso em mente, prosseguiremos para uma análise da teoria sob a luz tanto de declarações de líderes espirituais quanto da evidência científica.

     1. Apesar de Joseph Smith ter ensinado que a terra foi feita de pedaços de outros mundos, ele nunca defendeu que fósseis vieram dentro desses pedaços de matéria. De fato, a declaração de Joseph Smith está correta: a ciência moderna atesta que a terra e o sistema solar, como um todo, foram criados de restos de uma outra estrela que explodiu. Contudo, essas mesmas observações demonstram que as intensas condições de vácuo, pressão, temperatura e radiação à que esses pedaços de matéria teriam sido submetidos, além das colisões em alta velocidade entre esses diferentes pedaços de poeira,  impossibilitaria que qualquer fóssil tivesse chegado intacto ou em qualquer parte infimamente significante, na terra. Na verdade, o disco de matéria que originou a terra era commposto originalmente por gás e partículas microscópicas de poeira, de modo que não poderiam haver fósseis escondidos nele[5]. Elder James E. Talmage corroborou essa teoria ao afirmar:


A hipótese planetesimal sugere a formação de mundos - desta terra - pela junção de pequenas, mas discretas partículas de poeira de mundos, mas não grandes massas de caráter estrutural (...); nem a teoria nem os fatos observados garantem a crença de que a estrutura atual das partes externas da Terra é de algum modo devida à estrutura dos corpos infalíveis [que a formaram], sejam partículas comparáveis ​​ao pó ou massas de tamanho maior[6].

     2. Elder John A. Widstoe declarou claramente de que os fósseis encontrados hoje na terra, não poderiam ter vindo de outros planetas:

Que os fósseis podem ter sido formados em outros mundos, mas não na Terra, é quase tão difícil de entender quanto a doutrina de que seres vivos e inteligentes são encontrados apenas na Terra. A ciência moderna desenvolveu uma doutrina como a de Joseph Smith, que ensina que os corpos celestes podem ser constituídos de fragmentos de mundos destruídos, mas as partes dos mundos destruídos que vão construir novos corpos celestes são minúsculos, até mesmo microscópicos. Existem numerosas evidências fortes contra a visão de que grandes seções de outros mundos foram reunidas para formar esta terra.[7]

     3. O presidente Joseph Fielding Smith também declarou algo semelhante, quando questionado a respeito dos dinossauros e se eles afetariam nossa vsão do plano de salvação:

Eu não me importo com o que dizem os cientistas em relação aos dinossauros e outras criaturas sobre a terra há milhões de anos, que viveram e morreram e lutaram para a existência. Quando a terra foi criada e foi declarada boa, a paz estava em sua face entre todas as suas criaturas. A contenda e a maldade não foram encontradas aqui, nem houve corrupção.[8]

      O simples fato da distribuição, idade, constituição e natureza progressiva (em termos evolutivos) dos fósseis nas diversas camadas sedimentares da superfície do nosso planeta, são clara prova de que eles se originaram, viveram e morreram neste mundo.

     A conclusão, portanto, é que tanto a ciência, quanto a visão das autoridades gerais que se posicionaram sobre o tema apoiam o fato de que, apesar de não sabermos exatamente como conciliar a queda de Adão e Eva com a existência dos dinossauros, estes definitivamente não vieram de outros mundos.

 

 

REFERÊNCIAS:

1. Fósseis são restos de material biológico (esqueletos, formas, conchas, e etc) que passaram pelo processo de fossialização - a medida que se decompunham, as partículas de rocha e areia tomaram seus lugares formando cópias perfeitas no que antes era parte de um ser vivo enterrado naquele local.

2. Houve considerável debate entre Elder B. H. Roberts e Elder Joseph Fielding Smith acerca da doutrina da morte antes da Queda de Adão e Eva. No final, a igreja declarou não ter posição oficial no tema. Minha opinião pessoal sobre o assunto, é a do Elder Talmage: "Toda a série de depósitos calcários e muitos dos nossos depósitos de fundo profundo contêm os restos de esqueletos de animais. Estes viveram e morreram, idade após idade, enquanto a terra ainda era imprópria para habitação humana." (TALMAGE, J. E., "The Earth and Man", 1909).

3. DONG, Z.; (1992). "Dinosaurian Faunas of China" (English ed.);

4. https://www.lds.org/manual/old-testament-seminary-teacher-manual/introduction-to-the-book-of-genesis/lesson-8-moses-2-genesis-1-abraham-4?lang=eng

5. "How the Age Was Formed?", artigo disponível em: https://www.space.com/19175-how-was-earth-formed.html;

6. James E. Talmage, "Prophecy as the Forerunner of Science—an Instance," Improvement Era 7 no. 7 (May 1904), 486-487.

7.  John A. Widstoe, "The Length Time of Creation," Improvement Era 12 no. 6 (April 1909), 491-94.

8. Joseph Fielding Smith,  "Doutrinas de Salvação, Vol.1, Pg.67;

 



COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

© 2024 Intérprete Nefita. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Prudente Empresas